31.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Seminário debate soluções tecnológicas para o mercado de defesa, na UEA

A programação promovida pela Agência de Inovação da UEA encerrou na última quarta-feira, (10) no auditório do Samsung Ocean, na EST/UEA

Por

Com a missão de proporcionar a criação de novas ideias e perspectivas, oferecendo um panorama completo do mercado de defesa e revelando oportunidades de negócios inexplorados a empresas, o Seminário “Defense & Security Tech Day” iniciou, na última terça-feira (09), na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). A abertura do evento, que é realizado em parceria com o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), contou com palestra do reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, sobre o tema “Inovações na segurança pública – tendências urbanas”.

A programação é promovida pela Agência de Inovação da UEA e seguiu até a última quarta-feira (10), no auditório do Samsung Ocean, na EST/UEA. O evento tem como finalidade ajudar a diversificar a matriz econômica do Amazonas, por meio da Base Industrial de Defesa do Brasil (BID), cujo potencial é expressivo. Envolve, ainda, o setor produtivo e atores envolvidos com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região e conta com a expressiva manifestação de interesse do público local.

Além da UEA e Cieam, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o Comando Militar da Amazônia (CMA) e membros da academia local estão envolvidos nas atividades. Segundo o reitor André Zogahib, o seminário é fundamental para as empresas conhecerem as oportunidades que o mercado em expansão da Indústria de Defesa oferece e os métodos de ampliar seus negócios por meio de novas tecnologias, destacando-se nesse setor estratégico.

“É uma honra ter a presença de representantes de instituições tão importantes para a sociedade. A universidade está de portas abertas para o desenvolvimento de novas soluções voltadas para as tecnologias de defesa. A UEA possui o relevante e pioneiro curso de mestrado em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos. Em termos de resultados práticos, nosso programa é o que mais produz pesquisa na área e, com o apoio de parceiros, seguiremos fortalecendo o conhecimento nesse âmbito”, disse o reitor.

O seminário é o ponto de partida para parcerias estratégicas, projetos inovadores e acesso a um mercado com alta demanda. De acordo com o presidente do conselho superior do Cieam, Luiz Augusto Rocha, a participação da indústria da Zona Franca de Manaus (ZFM), representada pelo Cieam e Fieam no “Seminário Defense & Security Tech Day”, consolida o relacionamento com o CMA em defesa da soberania da Amazônia e do Brasil.

“A participação da UEA, que é completamente custeada pela indústria da ZFM, enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão, que certamente poderá trabalhar e se tornar o ambiente ideal para, em cooperação com os demais órgãos, tornar mais forte o Sistema de Defesa, Indústria e Academia”, disse Luiz Augusto Rocha.

Além do reitor, compuseram o dispositivo de honra da abertura o presidente do Conselho Superior do Cieam, Luiz Augusto Rocha; o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag; o comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Flávio Alvarenga Filho; o secretário-chefe da Casa Militar do governo do Estado do Amazonas, excelentíssimo senhor coronel Fabiano Machado Bó.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações Assessoria de Comunicação da UEA*

Foto: Divulgação / UEA

Leia mais: Reforma Tributária: Deputado Federal Amom Mandel defende financiamento via Zona Franca de Manaus para UEA

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -