31.3 C
Manaus
sábado, junho 15, 2024

Parintins: Dossiê traz uma série de polêmicas e investigações na gestão de Bi Garcia

2024 é o último ano da gestão do prefeito. Frank Luiz da Cunha Garcia foi reeleito 2020 com 65,65% dos votos válidos

Por

Na quarta edição da série dos Dossiês dos municípios do estado do Amazonas, O Convergente realizou uma reportagem especial sobre a gestão da Prefeitura Municipal de Parintins, entre 2021 e parte dos meses de 2024. O prefeito Frank Luiz da Cunha Garcia (PSD), que termina a administração da pasta este ano, por conta da última reeleição em 2020, firmou uma série de contratos milionários através de publicações no Diário Oficial Eletrônico nesse período.

Bi Garcia, como é conhecido na cidade, gerou polêmica entre os parintinenses por conta de gastos exorbitantes aos cofres públicos, e ainda este ano, foi questionado pelos moradores por conta de um reajuste de 4,51% na tarifa de água dos consumidores.

Ainda no decorrer da sua gestão, foi alvo de investigação no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e no Ministério Público do Estado (MP-AM). Vale lembrar que Parintins é o quarto município mais populoso do estado, com 96.372 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, tendo ainda uma avaliação média de 0,658 nos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2010.

A ilha tupinambarana possui a quarta posição como maior colégio eleitoral, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Veja também: 

Na terceira série do Dossiê dos municípios do Amazonas, produzido pelo O Convergente, durante o período de 2021-2024, a Prefeitura de Iranduba, que tem como prefeito Augusto Ferraz, foi alvo de denúncias por falta de medicamentos, além de firmar acordos milionários com investigados, inquéritos, polêmicas e até mesmo cassação de mandatos de prefeito e vice-prefeito. Tendo um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,613, de acordo com o IBGE de 2010, Iranduba tem a 15ª economia que movimenta o Amazonas.

Leia mais: Escândalos e Desmandos: A polêmica gestão de Parintins sob Bi Garcia revelam gastos milionários e investigações em órgãos estaduais e federais

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -