32.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

“As pessoas não conhecem o contexto nacional”, opina Saullo Vianna sobre rumores de aliança entre Alberto Neto e Roberto Cidade durante programa ‘Debate Político’

O deputado federal foi o convidado da semana da nova temporada do programa Debate Político, apresentado pela CEO da empresa Érica Lima

Por

No episódio da nova temporada do programa “Debate Político”, O Convergente recebeu, nessa terça-feira (21), o deputado federal Saullo Vianna (UB), que falou sobre suas ações na Câmara Federal e também fez uma avaliação do cenário político amazonense. O programa foi apresentado pela CEO da empresa Érica Lima, e exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.

Ao começar a entrevista, o parlamentar falou sobre o trabalho da bancada federal do Amazonas na defesa da Zona Franca de Manaus, durante a votação da reforma tributária. De acordo com ele, a bancada conseguiu manter o diálogo com os outros estados e garantir os incentivos fiscais do modelo econômico amazonense.

“É natural que outros estados tenham ciúmes ou tentam derrubar esses incentivos para levar para os seus estados. Sempre a bancada do Amazonas é muito demandada para lutar por esses incentivos, existia muito temor por conta da reforma tributária e um dos pontos era acabar com esses incentivos fiscais. A bancada como um todo fez um trabalho muito grande […] e conseguimos preservar o nosso modelo e criar um fundo para poder ajudar o Amazonas nos próximos anos”, disse.

Ele ainda afirmou que o Congresso Nacional ainda vai discutir as regulamentações da reforma tributária e, com isso, a vigilância sobre os incentivos da ZFM serão uma das pautas observadas pela bancada.

“Temos que continuar atentos sobre as regulamentações, principalmente da reforma tributária e desse fundo que foi criado, para que possamos manter as vantagens comparativas das indústrias que estão aqui instaladas e segurar esse fundo que vão contemplar o que o estado perde de arrecadação”, pontuou.

Crise Climática

Um dos assuntos que mais têm levantado questões sobre as ações dos governos é o avanço da crise climática no mundo. De acordo com Saullo Vianna, os efeitos estão começando a serem notados a partir dos desastres que ocorrerão nos últimos meses.

“Tudo o que vimos no Rio Grande do Sul e o que vimos ano passado no Amazonas está relacionado diretamente nas questões das mudanças climáticas. Isso é constantemente falado, mas as pessoas têm dificuldades de entender […], estamos começando a sofrer esses efeitos […]. Isso é algo que vai passar a ser constante por conta das mudanças climáticas, os governos federais, estaduais e municipais vão precisar começar a se preparar e ter investimentos nas prevenções, porque isso vai passar a ser mais constante”, comentou.

Em relação a seca no Amazonas, o deputado federal pontuou que existem previsões para que seja tão severa quanto a do ano passado, mas a bancada federal está atenta para tentar minimizar os impactos.

“Existe uma previsão de que esse ano vamos ter novamente uma seca muito severa. Com a experiência que tivemos ano passado, é necessário que tenhamos uma defesa, se de fato isso vir a acontecer. Uma ação da nossa bancada federal foi a antecipação da dragagem dos rios”, disse.

Além disso, Saullo Vianna também afirmou que a bancada federal tratou sobre as ajudas humanitárias. “Também ações humanitárias, para que a defesa civil nacional possa atuar muito mais rápido na questão das pessoas que ficarem isoladas. Isso é toda uma articulação que a bancada tem feito com antecedência para que a ajuda possa acontecer”, informou.

Ações

Questionado sobre os pontos positivos no mandato, Saullo Vianna afirmou que existem três pontos em destaque, sendo o primeiro a discussão do grupo composto para analisar a reforma tributária.

“Tem três pontos que estamos trabalhando e ainda chegando na metade do mandato, mas considero três avanços: Sobre essa discussão da reforma tributária […], desse grupo de trabalho composto por 12 deputados, conseguimos emplacar 3 do Amazonas, inclusive eu, foi importante porque conseguimos levar o olhar do Amazonas para dentro do Congresso”, classificou.

Outra ação que ele pontuou foram as emendas parlamentares destinadas por ele para as prefeituras do Amazonas, sendo um dos projetos a criação de restaurantes para o combate a fome em Manaus. “Poucas prefeituras do Amazonas tem capacidade de fazer investimento […], as emendas parlamentares conseguem ajudar. Até então temos R$ 100 milhões de emendas destinadas para o estado como um todo, como na saúde, integração nacional em ramais, e agora para ajudar o combate à fome”, disse.

O parlamentar também reforçou que luta em prol das pessoas com deficiência, onde já levantava essa bandeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e continua defendendo na Câmara Federal. “Sempre gostei muito de trabalhar na questão de PCDs, pessoas que precisam da mão do Estado para poder ajudar. Tenho um projeto que é para conceder a questão da aposentadoria para pessoas com doença rara, chamada epidermólise bolhosa distrófica”, comentou.

Comissão de Turismo

Membro da Comissão de Turismo, Saullo Vianna ressaltou sobre o crescimento do Festival Folclórico de Parintins e a sua relação como compositor de toadas do Boi Caprichoso.

“Todo lugar aonde eu chego em Brasília, as pessoas perguntam sobre o Festival de Parintins […]. Agora, com todo esse contexto da Isabelle [Nogueira], ajudou ainda mais a alavancar isso em todos os estados. O festival vem uma crescente, ele vem crescendo ano após ano e esse ano não é diferente”, disse.

O parlamentar ainda revelou que, nos próximos dias, o Governo Federal deve anunciar um patrocínio para o evento, sendo este um diálogo que participou como interlocutor. “Tenho a alegria de usar o nosso mandato em ser um interlocutor entre os bois […]. Ano passado eu consegui fazer uma interlocução que o Governo Federal voltasse a ser um dos patrocinadores do Festival e, muito em breve, o governo vai anunciar um grande patrocínio para o Festival”, comentou.

Cenário Político

O deputado federal também fez alguns comentários em relação ao cenário político que tem se formado para o pleito em outubro. No Debate Político, Saullo Vianna afirmou que estará do lado oposto de Roberto Cidade (UB), pré-candidato a prefeito de Manaus e apoiado pelo governador Wilson Lima (UB).

“Faz muito tempo que eu não falo com ele, por conta da questão de Brasília. Desejo sorte para ele nessa caminhas, mas, com toda certeza, esse ano estaremos em lados opostos”, disse.

Com relação aos rumores de desistência de Alberto Neto (PL) na corrida pela Prefeitura de Manaus, o deputado federal afirmou que existe um movimento para tentar derrubar a pré-candidatura do colega de Congresso, mas é preciso entender o contexto nacional. “No contexto regional, existe um trabalho para que o Alberto recue para apoiar a candidatura do Roberto Cidade. Porém, as pessoas aqui não conhecem o contexto nacional”, detalhou.

“O PL precisa ter candidatos que vão diariamente expor o número do PL, expor a imagem do Bolsonaro, a nível nacional eles precisam de uma candidatura. Que a justiça seja feita e eu sou justo, quem de fato representa o bolsonarismo em Manaus é Alberto Neto, qualquer outro que queira usar a imagem do PL e do Bolsonaro, para mim é oportunista”, opinou.

O deputado também comentou sobre a pré-candidatura de Marcelo Ramos (PT), a qual ele definiu que foi um nome que o PT conseguiu viabilizar na corrida eleitoral. “Da mesma forma que o PL precisa de candidaturas, o PT também precisa, porque uma eleição você faz uma já visando a outra. […] Até então, o PT não tinha nome, todos os nomes que se colocavam à disposição não tinham viabilidade. O Marcelo já é muito conhecido por já ter tido resultados em eleições passadas”, disse.

Jogo das Cartas

A primeira imagem que o deputado tirou no tradicional Jogo das Cartas do Debate Político foi do deputado Roberto Cidade. De acordo com ele, o presidente da Aleam é um jovem político que tem tentado ganhar destaque.

“Ele é da minha geração, entramos juntos na política em 2018. Passei a conviver 4 anos com ele na Assembleia, é um jovem político, tem buscado ser um cacique político no nosso Estado”, disse.

A segunda imagem foi a do deputado federal Alberto Neto, com o qual ele afirmou ter boa relação, apesar de terem víeis ideológicos diferentes. “É uma ótima relação. Já conheci ele na legislatura passada, sempre tive um ótimo relacionamento com ele e agora não é diferente […] Apesar de ser do PL e do partido do ex-presidente Bolsonaro, sempre tivemos uma ótima relação, mesmo que politicamente caminharmos em correntes contrárias”, enfatizou.

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) foi a terceira imagem que Saullo Vianna sorteou. De acordo com ele, o pré-candidato a prefeito de Manaus tem estudado os problemas da cidade e o maior desafio no pleito, segundo Vianna, vai ser demonstrar que tem maturidade.

“Percebo que ele tem estudado muito sobre os problemas de Manaus e a coisa pública, porque é muito diferente você ser do Legislativo e do Executivo […]. É claro que ele tem muito a aprender, maturidade você não compra, vem com o tempo […]. A grande dificuldade vai ser mostrar para as pessoas que ele tem maturidade e capacidade”, avaliou.

Com relação ao prefeito David Almeida (Avante), o deputado federal afirmou que é parceiro da gestão do atual prefeito de Manaus e considera que o mesmo tem feito um bom mandato. “Hoje o David, naturalmente, ele é mais preparado pelas experiências que ele já teve […]. Sou amigo pessoal do prefeito David e avalio que ele é muito trabalhador e muitas entregas […]. O David tem feito um belo trabalho como prefeito, sou grande parceiro da Prefeitura de Manaus através das emendas”, disse.

Confira o programa na íntegra:

Leia mais: “A maioria do eleitorado brasileiro são mulheres e não temos essa representatividade”, diz delegada Débora Mafra durante programa ‘Debate Político’

___

Por Camila Duarte

Foto: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -