25.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 30, 2024

Chuvas no RS, Bolsonaro e Madonna são pautas em retorno de vereadores ao plenário da CMM após ‘feriadão’

Durante a sessão, os vereadores aprovaram uma moção de solidariedade aos últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul

Por

Depois de uma semana sem trabalhos no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), os vereadores de Manaus retornaram ao local para a primeira sessão plenária do mês de maio, nesta segunda-feira (6). Entre os assuntos que foram discutidos na sessão, os acontecimentos no Rio Grande do Sul foram os mais mencionados pelos vereadores manauaras.

Como noticiou O Convergente, na semana do feriado do Dia do Trabalhador, não houve expediente na CMM, uma vez que os vereadores adiantaram as pautas das sessões que deveriam ocorrer na semana seguinte. Com isso, os vereadores ganharam uma semana de folga do plenário da Casa.

No retorno, logo no início da sessão, os vereadores solicitaram que a Casa fizesse um minuto de silêncio às vítimas das chuvas e inundações no Rio Grande do Sul. O número de mortos já chegou a 83.

Durante a sessão, os vereadores de Manaus comentaram sobre os acontecimentos no Estado do Sul do Brasil, além de aprovarem uma moção de solidariedade.

“É um momento que devemos refletir. Lembramos do tempo do Covid, onde Manaus teve muitas vidas perdidas pela falta de oxigênio. […] Essa mensagem que a natureza está nos mandando é para que possamos ficar em alerta, se algo acontecer, que não é difícil, todos os dias agredimos a natureza […], isso vai ter um resultado. Com certeza essa tragédia que acontece agora no Rio Grande do Sul, na nossa cidade, com certeza, será muito mais grave”, afirmou o vereador Kennedy Marques (MDB).

A vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Manaus também foi assunto comentado pelos vereadores do Partido Liberal na CMM. O vereador Capitão Carpê, ao falar sobre o assunto, falou que Bolsonaro é o eterno presidente do Brasil.

“Quero falar da passagem do nosso eterno presidente Bolsonaro, presidente de honra do PL, na qual faço parte e sou líder do PL nessa Casa. O mesmo tem cumprido agenda em diversos lugares do Brasil, fortalecendo a direita, fortalecendo os valores que acreditamos e fortalecendo as lideranças políticas de direita”, comentou o vereador.

O vereador Marcel Alexandre (PL) também falou sobre a vinda de Bolsonaro em Manaus nesse fim de semana. “O presidente Bolsonaro está dando sua vida, exemplo disso é que ele saiu do ponto de partida dele para Manaus, os médicos recomendaram que ele não viria por conta da fragilidade de saúde, mas o comprometimento dele e a urgência da hora, acredito que Manaus, o Amazonas receberá e entenderá esse recado e ele está depositando essa fé de um Brasil através do PL”, disse.

Em fala na CMM, o vereador Gilmar Nascimento (Avante), criticou o show da artista Madonna, que reuniu mais de 1,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana, no último sábado (4). Ao falar sobre o assunto, o parlamentar alegou que o show da artista foi um desrespeito com a família brasileira, além da falta de sensibilidade com as famílias vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

“Não consigo compreender o contraste da sensibilidade no show da Madonna. Um show que precisamos nos envergonhar. Não precisamos ficar na plateia assistindo, é dentro do nosso país afetando todas as nossas crianças e adolescentes e a TV transmitindo ao vivo. Não é cultura, mas é pornografia viva, é um ato de prostituição e desrespeito das nossas TVs, com relação a transmitir”, disparou.

Além dos discursos no pequeno expediente, durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram e sancionaram projetos de lei, como a proibição da venda por petshops de cães e gatos provenientes de criadouros.

Pela parte da tarde, os vereadores devem se reunir em um debate de líderes dos partidos na Casa para a definição dos membros titulares da CPI do ‘Caixa 2’, além de debaterem outros assuntos.

Leia mais: “A verdade precisa ser dita”, critica Wilker Barreto sobre ‘elogios’ de Bolsonaro a Alberto Neto em Manaus

___

Por Camila Duarte

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -