31.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 23, 2024

Governo do AM e Coari assinam termo que permite exploração de gás natural no município

A medida permitirá a continuidade da exploração pela Petrobras e a ampliação de 20% na geração de empregos

Por

O prefeito de Coari Keitton Pinheiro participou de uma reunião, nessa segunda-feira (22), onde o governador Wilson Lima assinou termos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) de quatro áreas localizadas na região de Urucu, em Coari. A medida permitirá a continuidade da exploração de gás natural e petróleo pela Petrobras em terras do Governo do Amazonas e a ampliação de 20% na geração de empregos.

Keitton Pinheiro destacou a importância desse investimento para o município, ressaltando que a parceria entre o Governo do Estado e a Petrobras é fundamental para o crescimento sustentável da região. Ele também enfatizou o compromisso da administração municipal em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento local e a geração de empregos. “Vamos continuar trabalhando juntos para trazer ainda mais benefícios aos nossos munícipes”, afirmou.

O prefeito expressou gratidão ao governador Wilson Lima, ao secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Fausto Júnior, a secretária de Estado das Cidades e Territórios (Sect), Renata Queiroz, e ao gerente-executivo da Petrobras, Francisco Alves de Queiroz Neto, pelo excelente trabalho que resultou na assinatura dos termos de CDRU. “Esse progresso reflete nosso compromisso com a melhoria contínua e o desenvolvimento econômico e social de Coari e de toda a região”, finalizou.

Além da concessão, Wilson Lima estendeu o prazo, que antes era de cinco anos (mínimo exigido por lei), para dez anos, um diferencial em relação a gestões anteriores. A decisão está baseada em considerações técnicas e jurídicas e busca oferecer tempo suficiente para o desenvolvimento da exploração de gás natural e petróleo. Segundo o governador do Amazonas, a ação faz parte de sua estratégia de incentivo a novas matrizes econômicas no estado e de geração de novas oportunidades de emprego e renda, principalmente no interior.

A assinatura inclui duas renovações e duas novas concessões de exploração de gás natural e petróleo expedidas pelo Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Territórios, abrangendo as áreas do Campo Juruá e Porto Fortaleza para as novas concessões, e Campo Arara Azul e Campo RUC Norte para as renovações.

A área total é de 2,7 mil hectares (27 mil metros quadrados). As concessões vão gerar cerca de 600 novos empregos, um aumento de 20% em relação ao efetivo atual da Petrobras, que emprega diretamente 3,2 mil pessoas e gera outros 16,8 mil postos de trabalho indiretos.

*Com informações da assessoria

Leia mais: Keitton Pinheiro faz balanço da gestão e fala sobre apoio a pré-candidato à prefeitura de Coari

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -