28.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Amom Mandel pode ter Ricardo Nicolau como vice após filiação ao PSDB

A entrada de Ricardo no PSDB não apenas simboliza uma troca de partido, mas também é considerada uma jogada estratégica que pode consolidar a candidatura de Amom nas eleições

Por

O jogo político está se aquecendo para as eleições deste ano. Uma figura política bastante conhecida no estado volta ao cenário local. Trata-se do ex-deputado estadual Ricardo Nicolau, que, segundo bastidores, trocou o Solidariedade pelo PSDB. Uma possível estratégia dentro da sigla pode indicar que Nicolau pode vir como pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Amom Mandel (Cidadania), nas eleições para a prefeitura de Manaus.

“Estou filiado ao PSDB sim. Eu estava muito bem no Solidariedade, mas o partido está em disputas jurídicas e pedi minha desfiliação”, disse Nicolau.

Desde a última eleição de 2022, os partidos Cidadania e PSDB estabeleceram uma federação, coincidindo com o ano em que o ex-deputado, que ocupou o cargo cinco vezes na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), concorreu para governador.

A entrada de Ricardo no PSDB não apenas simboliza uma troca de partido, mas também é considerada uma jogada estratégica que pode consolidar a candidatura de Amom nas eleições. No ‘Debate Político’ do ‘O Convergente’ do dia 19 de março, Mandel revelou com exclusividade que havia conversado com Nicolau sobre a saúde pública municipal e a gestão de David Almeida (Avante). A troca de ideias, segundo o deputado federal, foi bastante produtiva.

“O Ricardo tem uma história de luta pela saúde do estado do Amazonas. E na oportunidade que eu tive de conversar com ele, eu toquei nesse assunto justamente para saber como é que ele pensa, o que ele faria no lugar do David e assim por diante. Foi uma conversa que me agradou. Foi uma conversa que fez muito sentido para mim”, detalhou Amom.

Procurado pela reportagem, o presidente do PSDB no Amazonas confirmou a filiação do ex-deputado à sigla. Além disso, mencionou três nomes no partido que ainda não foram revelados e que podem ser decididos pelo PSDB para compor a chapa com Amom futuramente.

“Eu confirmo a filiação do Ricardo Nicolau. […] Assim como confirmo que nós temos três nomes lá dentro (PSDB) incluindo o Ricardo. O vice será decidido mais para frente com a participação do Amom”, pontuou Plínio.

Sobre a possibilidade de uma candidatura nas eleições pelo PSDB, Ricardo Nicolau informou que não há nada definido por ele até o momento. “Não sei se vou me candidatar nesse pleito”, disse.

As convenções partidárias, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral. Até lá, Nicolau e o partido têm tempo para definir os detalhes desse jogo político.

Na análise do cientista Helso Ribeiro, Nicolau é um nome que agrega valores políticos que todo partido gostaria de ter, devido à sua visibilidade na política no Amazonas.

“Ele foi deputado, presidiu a Assembleia Legislativa do Estado por muitos mandatos. É alguém que tem um lastro político forte. […] Foi um quadro na Aleam, foi propositivo, é um empresário de sucesso. É um nome para o PSDB. Sendo um quadro da sigla, não há porque dispensá-lo da hipótese de ser vice do Amom,” descreveu o analista.

Procuramos o deputado Amom Mandel para questionar sobre a possibilidade de Nicolau como vice. À reportagem, a assessoria de comunicação do deputado federal informou que “assuntos assim relacionados à campanha são com o Paulo Castro”, responsável pela assessoria da equipe de Mandel em Manaus. Em resposta à demanda, Paulo informou que “não há nada definido”, até o momento.

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Exclusivo: Deputada Erika Hilton comenta sobre posicionamento da bancada do PSOL na votação que manteve prisão de Chiquinho Brazão

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -