O atual prefeito Nicson Marreira (PTB) do município de Tefé, interior do Amazonas, lidera a preferência do eleitorado com 68,2% das intenções de votos para reeleição na cidade, no pleito municipal.
Segundo o Instituto Pontual de Pesquisas, Marreira teve uma das melhores avaliações no estado. A margem de erro é de 4,5%, com intervalo de confiança de 95%.
Marreira tem vantagem sobre o ex-prefeito Normando Bessa, que apareceu no estudo com 11,5% das intenções de voto do eleitorado. Durante o estudo, Babalu ocupou o terceiro lugar nas pesquisas, obtendo 4,7% das intenções de voto, enquanto Sinderley está em seguida, com 2,6%. Um total de 7,0% dos entrevistados afirmou que votará em branco ou nulo, e 6,0% ainda não decidiram em quem votar.
Rejeição
Marreira é bem aceito pelo público em geral, enquanto Normando Bessa, o ex-prefeito, enfrenta a maior taxa de rejeição em Tefé, atingindo 27,7%. Babalu e Sinderley seguem com 23,7% e 11,7% de rejeição, respectivamente.
Por outro lado, Marreira possui uma baixa taxa de rejeição, registrando apenas 5,5%. Além disso, 23,2% dos entrevistados preferem votar em branco ou nulo, enquanto 8,2% ainda estão indecisos sobre em quem votar.
Quanto à decisão de voto, 68,4% dos eleitores de Tefé já fizeram sua escolha. Aqueles que ainda não decidiram representam 27,5%, enquanto 4,1% não têm opinião formada.
Em relação à escolha do candidato, 68,4% dos eleitores de Tefé já tomaram sua decisão. Aqueles que continuam indecisos totalizam 27,5%, enquanto 4,1% não conseguiram expressar sua opinião.
Dados
No estudo realizado no município distante a 525 quilômetros da capital, 469 eleitores foram entrevistados entre os dias 14 e 27 de março. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número 6769/2024. A Pesquisa do Instituto Pontual tem registro no Conre-7 sob o número 8260 com estatística número 9079, além da supervisão do Prof. MSc Eric Barbosa, especialista em pesquisas de opinião pública.
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Partido Novo inaugura primeira sede em Presidente Figueiredo e anuncia pré-candidatos