Ao O Convergente, o pré-candidato Alberto Neto (PL) afirmou que acredita que a popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possa ajudar na sua campanha eleitoral pela Prefeitura de Manaus. A fala foi concedida em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (22), durante o lançamento da pré-candidatura do parlamentar.
O deputado federal falou sobre o levantamento feito pela Pontual Pesquisas, onde apontou que uma parcela de 45,2% dos eleitores expressou interesse em votar no candidato apoiado pelo ex-presidente.
“Havia uma fragilidade ainda na minha eleição. A população manauara não sabe, ainda hoje, quem é o candidato do presidente Bolsonaro, nosso principal cabo eleitoral”, iniciou. Para o deputado, antes de votar no candidato apoiado, é necessário que o eleitor conheça as propostas.
Ver essa foto no Instagram
“Lógico, tem outros fatores se o candidato tem proposta, tem conhecimento. Ano passado aprovamos quatro projetos meus que foram sancionados, dois da Zona Franca de Manaus […] é trabalho que temos para mostrar e mostrar que temos preparo”, disse.
Ao falar sobre o apoio de Bolsonaro, Alberto Neto destacou que, a partir desta sexta-feira, a tendência da campanha é crescer. “Com o apoio do presidente Bolsonaro, e agora vendo essa pesquisa, claramente vamos crescer. A partir de hoje, a gente começa a crescer nas pesquisas e pesquisa é retrato daquele momento, não é o resultado”, pontuou.
Alberto Neto ainda falou sobre iniciar o processo para crescer durante o período eleitoral mas deu a certeza de que, com a força de Bolsonaro, ele pode vencer as eleições. “Essa pesquisa dá um prognóstico futuro, quando ele diz que mais de 40% da população quer votar no candidato do Bolsonaro e esse candidato sou eu. Então, a tendência é começar uma escalada de crescimento e tenho certeza que vamos para o segundo turno com a melhor proposta e com a força do presidente Bolsonaro vamos vencer essa eleição”, afirmou.
Pesquisa
Na pesquisa divulgada pelo Instituto Pontual no início do mês, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-09483/2024, que mostrou Amom Mandel (Cidadania) com 32,4% à frente do atual prefeito David Almeida (Avante), que aparece na segunda colocação com 28,1% da análise, além de outros nomes da cena política, o estudo mostrou como Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) podem influenciar na decisão dos eleitores manauaras.
Uma parcela de 45,2% dos eleitores expressou que sua inclinação para votar no candidato seria ampliada se recebesse o apoio de Bolsonaro. Por outro lado, 28,6% indicaram que sua disposição para votar diminuiria. Enquanto isso, 23,3% afirmaram que o respaldo do ex-presidente seria indiferente, e aqueles que optaram por não responder ou estavam indecisos representaram 2,9%.
Entretanto, o impacto do atual presidente petista, Lula, na decisão dos eleitores para a escolha do prefeito em Manaus tem sido pouco significativo. Se Lula decidir apoiar algum candidato, as respostas dos eleitores sugerem que:
Um percentual de 24,8% dos eleitores expressou que teria uma maior inclinação para votar no candidato com o apoio do presidente. Por outro lado, 40,4% sinalizaram que sua disposição para votar diminuiria. No entanto, 30,9% dos eleitores afirmaram que seriam indiferentes ao apoio do presidente, enquanto 3,9% escolheram não responder ou estavam indecisos.
___
Por Camila Duarte
Foto: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.