26.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 12, 2024

Pesquisa mostra como apoio de Bolsonaro e Lula pode influenciar eleitores na cidade de Manaus

Apesar de estar fora do exercício político, Bolsonaro (PL) continua exercendo considerável impacto sobre os eleitores da capital amazonense. Entretanto, o impacto do presidente petista, Lula, para a escolha do prefeito em Manaus tem sido pouco significativo

Por

Nas eleições de 2024, os eleitores manauaras vão às urnas em outubro para escolher seus representantes para a Prefeitura de Manaus e a Câmara Municipal (CMM). Pesquisas de intenções de votos de eleitores mostram como está o comportamento atual do eleitorado em relação aos possíveis nomes para o pleito deste ano.

Na pesquisa divulgada pelo Instituto Pontual nesta sexta-feira (1º), que mostrou Amom Mandel (Cidadania) com 32,4% à frente do atual prefeito David Almeida (Avante), que aparece na segunda colocação com 28,1% da análise, além de outros nomes da cena política, o estudo mostrou como Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) podem influenciar na decisão dos eleitores manauaras.

Bolsonaro, Lula, Pesquisa, Eleitores
Foto: Reprodução/Instituto Pontual

Apesar de estar fora do exercício político, Bolsonaro (PL) continua exercendo considerável impacto sobre os eleitores da capital amazonense. Conforme a pesquisa, se Bolsonaro optar por apoiar um candidato à prefeitura, as preferências de voto se configurariam da seguinte forma:

Uma parcela de 45,2% dos eleitores expressou que sua inclinação para votar no candidato seria ampliada se recebesse o apoio de Bolsonaro. Por outro lado, 28,6% indicaram que sua disposição para votar diminuiria. Enquanto isso, 23,3% afirmaram que o respaldo do ex-presidente seria indiferente, e aqueles que optaram por não responder ou estavam indecisos representaram 2,9%.

Entretanto, o impacto do atual presidente petista, Lula, na decisão dos eleitores para a escolha do prefeito em Manaus tem sido pouco significativo. Se Lula decidir apoiar algum candidato, as respostas dos eleitores sugerem que:

Um percentual de 24,8% dos eleitores expressou que teria uma maior inclinação para votar no candidato com o apoio do presidente. Por outro lado, 40,4% sinalizaram que sua disposição para votar diminuiria. No entanto, 30,9% dos eleitores afirmaram que seriam indiferentes ao apoio do presidente, enquanto 3,9% escolheram não responder ou estavam indecisos.

Bolsonaro, Lula, Pesquisa, Eleitores
Foto: Reprodução/Instituto Pontual

 

Para o cientista político Helso Ribeiro, o deputado federal Alberto Neto (PL-AM) tem um discurso favorável para o eleitorado bolsonarista, no entanto, quase 30% dos eleitores afirmam que não votariam no pré-candidato, caso ele fosse apoiado pelo ex-presidente, como mostrou a pesquisa.

“Vejo favorável porque o Capitão Alberto Neto tem aquele discurso de muito salientar e enaltecer o ex-presidente Bolsonaro […], ele navega na ideia de enaltecer o ex-presidente, mas cerca de 30% das pessoas entrevistadas diminuem a vontade de votar em alguém apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro”, analisou.

Coronel Menezes, que tem uma chapa puro-sangue pré-definida com o Alberto Neto, ambos do PL, disse que o apoio do ex-presidente pode ajudar os eleitores a decidirem por um candidato que defende seus ideais.

“Não tenho dúvida que o presidente Bolsonaro vai ter um papel de protagonista nas eleições municipais deste ano em várias cidades do país. E Manaus está inserida neste projeto. Quero ressaltar que o candidato do presidente tem que ter a ‘cara’ dele, defender os mesmos ideais”, afirmou Menezes.

Sobre o apoio ao presidente Lula, o analista Helso comentou que, por acharem que o petista está no poder, o candidato pode ter alguma benesse. Porém, Lula ainda tem forte rejeição em Manaus.

“Vemos uma tendência de melhorar, quem está no poder, as pessoas acabam pensando que vão ter alguma benesse, e vemos aumentar o número de pessoas, quase 25% dos entrevistados dizem que se o presidente Lula colocasse a mão no ombro, dizem que votariam. […] No entanto, aqui na capital, continua forte.

Acompanhe a pesquisa

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Com crescente percentual de intenções de voto, conforme pesquisa, Roberto Cidade ganha fôlego assumindo diretório municipal do UB

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -