31.3 C
Manaus
domingo, abril 28, 2024

STJ rejeita pedido de defesa de Gladson sobre prorrogação de prazo no caso Murano

A defesa do governador do Acre argumentou que recebeu a informação do STJ sobre o tamanho necessário dos HDs para a cópia dos espelhamentos dos dados coletados pela Polícia Federal apenas em 28 de fevereiro

Por

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou o pedido da defesa do governador do Acre, Gladson Cameli (PP), relacionado à Operação Ptolomeu, que solicitava a extensão do prazo para a apresentação de defesa no caso Murano. A decisão foi da ministra Nancy Adrighi.

A defesa do governador do Acre argumentou que recebeu a informação do STJ sobre o tamanho necessário dos HDs para a cópia dos espelhamentos dos dados coletados pela Polícia Federal apenas em 28 de fevereiro. No entanto, essa alegação é contestada por Nancy Adrighi.

Segundo Nancy Adrighi, o jurídico do governador teve acesso aos documentos desde a fase inquisitorial, compreendendo integralmente os elementos indiciários. A ministra ressaltou que a defesa tomou ciência da necessidade de HDs com capacidade para arquivos de 12 terabytes. O comunicado foi transmitido por ligação para a defesa do acusado, conforme detalhou a ministra do STJ.

Conforme decisão, a ministra disse: “Consta, ainda, da referida certidão que o advogado do denunciado, mesmo ciente da capacidade mínima de memória necessária para cópia, compareceu à Coordenadoria, no dia 26/02/2024, com um “HD.” de 02 terabytes. Em 28 de fevereiro, a Coordenadoria da Corte Especial entrou novamente em contato com a defesa do acusado informando a necessidade de dispositivos de memória com capacidade de 12 terabytes, tendo o espelhamento sido concluído no dia 29 de fevereiro de 2024.”

A magistrada do STJ destacou que a defesa de Cameli realizou o espelhamento das provas coletadas apenas um dia antes do prazo final para apresentação da defesa. Nancy Adrighi observa que, se a “defesa tivesse adotado uma abordagem mais diligente, teria tido 22 dias para examinar o material encaminhado pela Polícia Federal e apresentar a resposta à acusação.”

Os advogados de Cameli buscavam um acréscimo de 30 dias para apresentar a defesa relacionada às acusações envolvendo a empresa Murano.

Fonte: O Poder

Foto: Diego Gurgel

Leia mais: CGU investiga superfaturamento de R$ 9,1 milhões na pasta da saúde do Acre

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -