26.3 C
Manaus
sábado, março 2, 2024

Mudanças políticas: Felipe Souza assume liderança do PRD no Amazonas

A nomeação do deputado como presidente da sigla é resultado de sua extensa trajetória como líder estadual do Patriota. 'Vamos organizar nosso partido para que possamos ter uma chapa bastante competitiva', disse Felipe Souza, de olho nas eleições municipais de 2024

Por

Durante pronunciamento no Plenário Ruy Araújo, na sessão desta quarta-feira (7), o deputado estadual Felipe Souza aproveitou a oportunidade para anunciar sua nova empreitada na política. Souza assumiu a presidência do diretório regional do Amazonas do Partido Renovação Democrática (PRD).

“Eu aproveito a sessão aqui, a oportunidade de hoje, presidente, para dizer que saiu hoje a nossa publicação como presidente do PRB no estado do Amazonas. Então oficialmente já está publicado”.

Fortalecendo seu comprometimento com uma atuação política eficaz, sua nomeação como presidente do PRD é resultado de sua extensa trajetória como líder estadual do Patriota.

“Vamos organizar aqui o nosso partido para que possamos ter uma chapa bastante competitiva, especificamente para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e no interior do estado do Amazonas. Temos muito trabalho pela frente e muito a fazer. Agradeço a confiança.”

O PRD, identificado com o número de urna 25, originou-se da união do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e do Patriota, legenda que conduziu Felipe à posição de deputado no pleito de 2022.

A oficialização da fusão pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorreu em 9 de novembro de 2023. Nas eleições gerais de 2022, PTB e Patriota não atenderam à cláusula de barreira, uma condição mínima de votação para garantir a continuidade do partido.

Para vencer a cláusula de barreira, conforme o TSE, é preciso eleger no mínimo 11 deputados federais em pelo menos nove estados ou alcançar pelo menos 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos nove estados, com no mínimo 1% dos votos válidos em cada um deles.

Após Felipe vencer a última eleição, o PTB falhou em eleger deputado estadual. Na eleição municipal de 2020, o PTB e o Patriota conquistaram, respectivamente, duas e três das 41 vagas da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Todos os representantes desses partidos deixaram suas siglas, e o PRD atualmente não possui representação na Câmara.

O Deputado também oficializou a notícia em seu perfil no Instagram: “Com a publicação oficial, recebo hoje a responsabilidade de presidir o Partido Renovação Democrática (PRD), comprometendo-me a liderar com dedicação, visando a formação de uma chapa competitiva tanto em Manaus quanto no interior do estado do Amazonas. Agradeço pela oportunidade de guiar o partido nesta jornada de renovação!”, disse Souza na postagem.

À frente do PRD, Souza vai trabalhar para eleger vereadores em Manaus e nos municípios do estado.

“Vamos organizar nosso partido para podermos ter uma chapa bastante competitiva, especificamente para a Câmara Municipal de Manaus e no interior do estado do Amazonas”, disse o deputado Felipe Souza, presidente regional do PRD.

O partido emerge como a terceira maior sigla em número de filiados no Brasil, ficando atrás apenas do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Ilustração: Giulia Renata

Lais mais: Bolsonaro é rotulado por Lula como ‘Ignorante’, ‘aloprado’ e ‘maluco’ no RJ

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -