26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Novo ministro da Justiça Ricardo Lewandowski tem histórico de decisões favoráveis ao PT e bom diálogo com oposição

O ex-ministro do STF assumirá o Ministério após a saída de Flávio Dino para o Supremo

Por

Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, após a saída de Flávio Dino para assumir a cadeira no STF. Lewandowski foi convidado pelo presidente Lula para ocupar o cargo.

Durante os anos em que esteve no STF, o novo ministro da Justiça enfrentou opinião pública em momentos importantes para os governos petistas. Além disso, também tomou decisões favoráveis aos aliados do presidente Lula, em episódios como o mensalão e a Lava Jato.

Com o histórico positivo para o PT, ele é apontado como progressista moderado, com bom trânsito entre a oposição. Isso porque ele presidiu no Senado o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, onde ganhou “pontos” com a oposição.

No julgamento do mensalão, por exemplo, ele votou para absolver o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, apesar de ser voto vencido. Em momentos decisivos da Operação Lava Jato, Lewandowski trancou casos abertos na Justiça do Paraná e autorizou a defesa de Lula pudesse acessar mensagens vazadas de integrantes da força-tarefa do Ministério Público Federal.

Em relação ao novo cargo, pessoas próximas a Lewandowski afirmaram que ele nunca negou a possibilidade de assumir o Ministério, como havia sido dito pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

De acordo com fontes próximas de Lewandowski, ele estava esperando o convite formal do presidente Lula para aceitar ser ministro. Após uma reunião que ocorreu na segunda-feira (8), ele aceitou o convite.

Nos próximos dias, Ricardo Lewandowski deve tomar posse do Ministério da Justiça.

*Com informações da Folha

Leia mais: Flávio Dino deve tomar posse como ministro do STF em 22 de fevereiro

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -