27.3 C
Manaus
sábado, março 2, 2024

Municípios do Amazonas continuam em situação de emergência devido à estiagem

Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 599 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias

Por

O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulga o boletim com informações atualizadas sobre a estiagem no estado, desta quarta-feira (03/1). Nos últimos dias, o nível do Rio Negro, em Manaus, subiu 62 centímetros.

Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 599 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias.

O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.

Esses números são atualizados e corrigidos diariamente, podendo sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com os ajustes realizados pelas autoridades municipais, visando a precisão dos dados.

Calha do Juruá

Nos últimos 5 dias a estação de referência no rio Juruá, situada em Itamarati, registrou subida de 9 cm. Na região próxima a nascente da calha, Guajará (Cruzeiro do Sul) nos últimos 5 dias o nível do rio desceu 25 cm e em Ipixuna entre os dias 30 e 01 o rio desceu 3 cm.

Calha do Purus

Em Lábrea entre os dias 30 e 2 o nível do rio subiu 57 cm. Na foz do rio em Beruri, registrou nos últimos 5 dias uma subida de 59 cm.

Calha do Madeira

A estação de referência da calha do Madeira, localizada no município de Humaitá, registrou uma subida de 28 cm.

Calha do Solimões

Nos últimos 5 dias, a estação de referência em Tabatinga registrou subida de 23 cm.

Calha do Amazonas

Em Itacoatiara, foi registrado nos últimos 5 dias, uma elevação 47 cm.

Calha do Negro

Na porção média da calha, no município de Barcelos, foi registrada uma subida de 3 cm, em Manaus nos últimos 5 dias houve uma elevação de 62 cm.

 O Comitê foi instituído pelo governador Wilson Lima, no dia 29 de setembro. O governador também anunciou medidas para reforçar as ações do Governo, que já estão em andamento, por meio da operação Estiagem 2023.

Leia mais: Abertas as inscrições para processo seletivo de novos professores no Amazonas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -