27.3 C
Manaus
domingo, fevereiro 25, 2024

Abertas as inscrições para processo seletivo de novos professores no Amazonas

Os candidatos interessados têm até o dia 6 de janeiro para submeter sua inscrição, de forma on-line

Por

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), abriu, na manhã desta terça-feira (02/01), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) de novos docentes. Os candidatos interessados têm até o dia 6 de janeiro para submeter sua inscrição, on-line, diretamente no portal  www.concursoscopec.com.br.

Os editais de n° 01 (Ensino Regular, Especial, Mediado por Tecnologia e Sistema Prisional) e de nº 02 (Ensino Indígena) disponibilizam mais de 3,6 mil vagas para professores, com carga horária de até 40 horas, que atuarão nas escolas da rede estadual, da capital e do interior, no ano letivo de 2024.

De acordo com a presidente da Comissão do PSS 2024, Marilene Remigio, nas primeiras horas de abertura do processo, foram realizadas mais de três mil inscrições simultâneas, o que gerou lentidão no sistema, porém, normalizado ainda no período da manhã.

“Tivemos muitos acessos ao mesmo tempo, e agora o sistema está funcionando normalmente”, afirmou a presidente.

O Processo Seletivo Simplificado 2024 (PSS/2024) por município, comunidade e sistema prisional é executado pelo Cetam, por meio da Comissão Permanente de Concursos (Copec). As inscrições para o PSS devem ser realizadas pelo portal oficial da instituição. Os editais constando o regulamento completo podem ser acessados, por meio do portal da Secretaria de Educação, http://www.seduc.am.gov.br/.

Interior em foco

Ao todo, serão disponibilizadas 3.658 mil vagas, sendo 3.479 para o interior do estado e 179 para a capital. Marilene Remigio destacou que a maior demanda de vagas é para o interior pois, grande parte das vagas, na capital, foram preenchidas pelos candidatos nomeados nos anos de 2020, 2021 e 2022 oriundos do concurso público de 2018

“Nesse sentido, também temos o edital de n° 02, que contempla apenas o Ensino Indígena, nas comunidades do interior do estado, exaltando essa demanda”, destacou a presidente da Comissão do PSS 2024.

Processo

O resultado final da análise do certame homologará os candidatos classificados em até 25 vezes o número de vagas ofertadas por disciplina, criando um cadastro de reserva para futura contratação temporária, a fim de preencher a demanda de vagas nas escolas estaduais em todo o Amazonas. O resultado e a homologação final, seguem o cronograma especificado nos editais.

Em 2023, mais de 1,1 mil novos profissionais da educação integraram a rede estadual de ensino do Amazonas, via aprovação em concurso público e PSS. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a fim de garantir a oferta de um ensino de qualidade para os  estudantes do Amazonas,  investiu no reforço do quadro de profissionais da educação com a convocação de 299 candidatos aprovados em concurso público do edital de 2018 e  839 selecionados  em PSS 2022.

Leia mais: Retrospectiva: Investigações de gastos milionários sem transparência e até prisões marcaram o ano de 2023 das prefeituras dos municípios do Amazonas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -