A cúpula da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 28 oficializou, nesta segunda-feira (11), a cidade de Belém, no Pará, como a sede da COP30, que vai ocorrer em 2025.
Com a escolha, a cidade terá os holofotes de todo o mundo nas discussões sobre mudanças climáticas e estratégias globais para combater os efeitos adversos do aquecimento global.
Belém já havia sido anunciada em janeiro deste ano, após ser a cidade candidata apontada pelo governo federal, no entanto somente hoje foi oficializada como sede.
O presidente Lula afirmou que a escolha de Belém como sede da COP30 é “uma notícia extraordinária para dar ao povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”.
“Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague, e o pessoal só falava da Amazônia, só falava da Amazônia. E eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'”, afirmou o presidente.
A COP é o principal palco de discussões de mudanças climáticas no mundo. Na conferência, são tratadas alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.
___
Por Camila Duarte com informações do G1
Revisão textual: Vanessa Santos
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.