27.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 15, 2024

Yara Lins toma posse como presidente do TCE-AM nesta sexta-feira, pela segunda vez

Eleita a primeira mulher presidente do TCE, em 2017, a conselheira retorna ao cargo para o biênio 2024-2025

Por

A conselheira Yara Lins dos Santos tomará posse no cargo de presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2024-2025, em uma cerimônia que ocorre nesta sexta-feira (1), no Teatro Amazonas.

Yara Lins foi eleita no dia 3 de outubro, com 5 votos e 2 em branco, tendo como vice-presidente o conselheiro Fabian Barbosa, também eleito.

Além disso, também tomarão posse os eleitos para os cargos de corregedor-geral Josué Neto, Ouvidor do Tribunal, Mário de Mello, e o coordenador da Escola de Contas, Júlio Pinheiro.

Quem é Yara?

Em 2017, Yara Lins foi eleita a primeira mulher presidente do TCE-AM, que em mais de 60 anos só tinha sido comandado por homens. O cargo é disputado pelos conselheiros Mário de Mello, Josué Neto, Luís Fabian e Júlio Pinheiro.

A entrada de Yara Lins no comando do TCE-AM mostrou a força do poder feminino e demonstra que a mulher pode exercer cargos de liderança, quebrando paradigmas impostos pela sociedade.

O novo mandato marca os 10 anos de Yara Lins na Corte de Contas do Amazonas. Ela é funcionária pública de carreira e presta serviços ao Tribunal há mais de 40 anos, quando foi aprovada através de concurso público.

Pelos mais de 40 anos de serviços prestados, a conselheira recebeu homenagens em Casas Legislativas do Amazonas. Em 2019, então presidente do TCE-AM, Lins recebeu Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a mais alta condecoração concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) a uma personalidade.

A conselheira também foi honrada com a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual, a Medalha Ruy Araújo, concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas, pelos serviços prestados à sociedade amazonense.

A gestão de Yara Lins no TCE-AM foi destacada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o Certificado de Garantia de Qualidade da Corte de Contas do Amazonas. O certificado atestou que o TCE-AM atuou conforme os padrões estabelecidos pela Atricon em quase 500 itens.

Leia mais: Presidente eleita do TCE-AM, Yara Lins entra com representação administrativa disciplinar contra Ari Moutinho

___

Da Redação

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -