27.3 C
Manaus
domingo, fevereiro 25, 2024

Empossada como presidente do TCE-AM, Yara Lins afirma que pretende transformar Corte do AM em referência nacional

A conselheira tomou posse ao cargo pela segunda vez, nesta sexta-feira (1), em cerimônia realizada no Teatro Amazonas

Por

Pela segunda vez, Yara Lins ocupa a cadeira de presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), para o biênio 2024-2025. A conselheira tomou posse em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (1), no Teatro Amazonas.

Além da nova presidente, também tomaram posse o conselheiro Fabian Barbosa, novo vice-presidente do TCE-AM, o conselheiro Josué Neto, novo corregedor-geral, o conselheiro Mário de Mello, ouvidor do Tribunal e o conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador da Escola de Contas.

Antes de tomar posse, Yara Lins concedeu uma coletiva à imprensa, onde destacou que pretende tornar o Tribunal de Contas do Amazonas uma referência nacional. “A minha meta é trabalho, pacificação, e colocar o Tribunal sempre como uma instituição de modelo, não só para o Amazonas, mas para todos os estados do Brasil”, disse.

Eleita a primeira mulher presidente do TCE-AM, em 2017, ela reforçou que, nessa nova gestão, pretende implantar melhorias no Tribunal, para que esse possa evoluir cada vez mais.

“Pretendo com que o trabalho seja eficaz. Que o Tribunal tenha mais controle na gestão pública, nos gastos e também na harmonia que eu sempre preservei, não só com o próprio Tribunal, mas com os Poderes”, destacou.

Yara Lins ainda afirmou que, durante sua nova gestão, pretende contribuir com os gestores públicos e trabalhar a parte pedagógica para que os mesmos possam evitar falhas na administração. “Nós vamos contribuir muito com os gestores, fazendo não só a parte de punição, mas também a parte pedagógica que o Tribunal precisa fazer para que o gestor tenha conhecimento para que possa evitar falhas e punições”, comentou.

A senadora da República Soraya Thronicke esteve presente na cerimônia de posse da conselheira e destacou a importância do protagonismo feminino nos altos cargos de poder.

“No nosso país, não é fácil mulheres atingirem altos postos de Poder e de tamanha importância como são os Tribunais de Contas dos Estados. Então, vir prestigiar esse momento da conselheira Yara, que vai assumir a presidência do TCE-AM, é de fundamental importância, porque nós precisamos, cada vez mais, trazer essa visibilidade para as mulheres no Poder”, disse à imprensa.

O novo corregedor-geral do TCE-AM, Josué Neto também ressaltou a importância da nova gestão de Yara Lins, uma vez que a mesma possui qualidade e experiência para comandar a Corte pela segunda vez.

“Ter uma mulher presidente no Tribunal de Contas pela segunda vez é muito importante pelo momento histórico que passa a sociedade como um todo, onde entendemos que a mulher, cada vez mais, tem conquistado seu espaço no mercado institucional e, estar à frente de uma instituição de contas do nosso Estado é uma alegria imensa, por conta não só por ser mulher mas pelo o que representa a qualidade e a experiência da presidente Yara Lins”, afirmou.

Leia mais: Yara Lins toma posse como presidente do TCE-AM nesta sexta-feira, pela segunda vez

___

Por Camila Duarte

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto/Ilustração: Marcus Reis / Giulia Renata Melo

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -