29.3 C
Manaus
sábado, abril 20, 2024

Políticos do Amazonas vão ao Catar para debater a preservação da Amazônia na COP28

Representando o Estado do Amazonas, estão presentes o governador Wilson Lima e o deputado federal Amom Mandel

Por

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) iniciou nesta quinta-feira (30/11), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Representando o Estado do Amazonas, estão presentes o governador Wilson Lima e o deputado federal Amom Mandel.

O governador, cujo objetivo central é apresentar o programa Amazonas 2030, para alcançar o desmatamento líquido zero no estado nos próximos seis anos com reforço de ações já em execução e com implementação de novas medidas. Para isso, está em processo de criação o Programa Jurisdicional de REDD+ (sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) do Amazonas.

Enquanto Amom irá debater possíveis soluções para enfrentar a crise climática. O deputado também se reuniu para discutir projetos brasileiros de crédito de carbono.

O Brasil deve enviar a maior delegação dentre as suas participações na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como Conferência das Partes (COP). Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em evento para a imprensa no dia 20/11, foram registradas cerca de 2.400 inscrições, entre setores público, privado e sociedade civil – sendo 400 do governo – interessadas em representar o país na COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que acontece entre 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023.

No Pavilhão Brasil na COP28, serão realizados 135 painéis, coordenados por diferentes ministérios, empresas, universidades e ongs. Segundo o Ministério, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente nos dias 1 e 2 de dezembro. Ao longo da cúpula, diversos ministros de Estado – entre eles a de Meio Ambiente, Marina Silva; da Fazenda, Fernando Haddad; do Turismo, Celso Sabino; das Cidades, Jader Filho; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; das Mulheres, Cida Gonçalves; e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro – devem participar em momentos diferentes da programação, que está dividida de forma temática.

Leia mais: “Em vez de unir forças, o mundo trava guerras”, diz Lula em discurso na COP28

__

Por July Barbosa

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Giulia Renata Melo

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -