29.3 C
Manaus
terça-feira, abril 23, 2024

Pavimentação da BR-319 é pauta de encontro entre Wilson Lima e Alckmin

Com a severa seca, as autoridades amazonenses têm cobrado ações do governo federal para viabilizar as obras da BR-319

Por

No encontro com o governo federal, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e os demais parlamentares do Amazonas cobraram ações para pavimentação da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Em meio à estiagem, as autoridades amazonenses têm defendido as obras na rodovia.

O encontro reuniu o vice-presidente Geraldo Alckmin e sete ministros, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Marina Silva (Meio Ambiente) e outros. 

Com a pauta vindo à tona, o governo federal incluiu estudos para a pavimentação da BR-319 no Novo Programa de Aceleração do Crescimento, porém condicionou a realização à viabilidade ambiental. Essa ação do governo Lula fez com que houvesse uma divisão no governo, com ministros como Marina Silva, do Meio Ambiente, se mostrando contrária à pavimentação, enquanto Renan Filho, dos Transportes, expressou apoio.

Na reunião, o governador Wilson Lima deixou clara a necessidade do comprometimento político do governo federal com a pavimentação da BR-319. Para Lima, é importante que o direito básico do cidadão amazonense seja garantido.

“O que a gente precisa é de um comprometimento político [do governo federal]. A gente precisa entender o seguinte: há determinação do governo federal, há interesse efetivo de que a BR-319 caminhe? É complexo. Mas é impossível? Não é impossível. Então é necessário que seja garantido o direito que é básico do cidadão do estado do Amazonas.”

A pressão pela pauta da BR-319 ganhou força quando o vice-presidente Geraldo Alckmin visitou Manaus no início de outubro. Na ocasião, um deputado chegou a levantar a voz para a ministra Marina Silva, cobrando as obras na rodovia.

Vale pontuar que a pavimentação da BR-319 enfrenta forte resistência por parte de ativistas ambientais, que alegam que a obra pode levar à grilagem de terras públicas, ao desmatamento ilegal e à exploração criminosa de madeira.

Leia mais: Aleam e Assembleia de Roraima vão discutir BR-319 em audiência pública, anuncia Roberto Cidade

___
Da Redação

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -