33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

“Quem está fora precisa nos ouvir”, comenta o Prefeito de Maués Junior Leite sobre sustentabilidade no programa “Debate Político”

O prefeito de Maués foi o convidado do primeiro programa de outubro, apresentado pela CEO da empresa, Érica Lima Barbosa

Por

O primeiro programa “Debate Político” do mês de outubro, dessa terça-feira (3), recebeu o prefeito do município do Maués, Júnior Leite (União), que comentou sobre as ações de sua gestão no município além de dar destaque em pautas ambientais e sobre evento que vai marcar Maués como cidade sustentável. O programa foi apresentado pela CEO da empresa, Érica Lima Barbosa, e exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2 e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.

O prefeito iniciou a participação no programa fazendo um balanço sobre o avanço do município, desde que assumiu a Prefeitura. Ao ser questionado sobre o Índice de Desenvolvimento Humano de Maués, Junior Leite ressaltou as particularidades que a cidade possui e que a tornam boa para se viver.

“Maués é um município estratégico para o Amazonas. Hoje, somos o sétimo maior município, temos o melhor guaraná do mundo, temos a maior taxa de longevidade do Brasil. Todos os números de Maués impressionam. Maués tem uma extensão territorial maior que a Bélgica, com uma geografia complexa, onde metade da população vive na zona rural […] isso dá um desafio enorme de fazer alcançar saúde, educação, a toda essa população”, disse.

Júnior Leite listou alguns feitos que foram essenciais durante sua gestão, como na saúde e educação. Ele comentou, por exemplo, sobre a ampliação do acesso à educação na zona rural de Maués, bem como a instalação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) nessa região.

“Quando cheguei na Prefeitura, Maués não tinha uma creche. Hoje temos três creches. Já construímos, reformamos e ampliamos mais de 100 salas de aula na zona rural. Saltamos de um número de quase 200 professores na zona rural para mais de 700 professores, só na zona rural do município. Somos a única cidade no Amazonas com escola com programação, robótica, informática […] Na saúde, temos 11 polos – zona rural – de desenvolvimento, todos com UBS, transporte fluvial, a UBS fluvial”, apontou.

Desenvolvimento

A apresentadora Érica Lima Barbosa também abordou, durante o bate-papo com o prefeito, sobre o desenvolvimento na cidade e que, embora Maués tenha avançado, ainda existem problemas enfrentados pela população.

Para o prefeito, fazer administração pública é isso, aparecer novos problemas no dia a dia, mas com o objetivo de solucioná-los. “Maués é uma cidade que tem avançado. Tem desafios, assim como todas as cidades no Brasil, e especialmente no Amazonas. Todos os dias, resolvemos um problema e aparecem três, administração pública é isso, Prefeitura é isso, é quem está na ponta, é quem está em contato direto com as pessoas, que são quem apontam o problema primeiro. Mas é uma cidade pujante e que está no caminho de crescimento”, pontuou.

Ao comentar sobre desenvolvimento na área econômica, Junior Leite fez destaque à Zona Franca de Manaus, que possui um modelo de produção em que opera sem causar impactos ambientais. Para ele, “precisa haver a interiorização do desenvolvimento”, mas que não dá para instalar as mesmas indústrias que estão presentes na capital amazonense nos interiores do Amazonas, por exemplo.

“Não dá para achar que vamos levar indústrias como as que estão aqui no Polo Industrial […] Agora, a indústria verde, essa é a nossa vocação. A gente melhorar e aperfeiçoar a nossa cadeia produtiva, fazer com que aquilo que o caboclo sabe trabalhar e tem orgulho de tê-la, valha mais. Tenho certeza que o trabalhador que está na floresta, nos altos rios, ele só convive com a degradação, porque não tem outro caminho para sobreviver, então ele acaba aceitando”, comentou.

Sustentabilidade

Demonstrando ser ativo na causa ambiental, o prefeito de Maués enfatizou no Debate Político que os próprios amazônidas é quem devem falar sobre sustentabilidade, meio ambiente e, acima de tudo, falar sobre a Amazônia.

De acordo com ele, quando o assunto é relacionado à Amazônia, quem fala pela floresta são pessoas de fora, o que precisa mudar, pois é o próprio caboclo amazônida quem precisa fazer com que os “turistas” escutem.

“Quem está fora precisa nos ouvir. O que eu vejo é que o eixo de sustentabilidade, falando da Amazônia, tudo estão fora. Está no eixo sul e sudeste, europeu, etc. E a gente? Quando vamos desenvolver tecnologias para valorizar os elementos da nossa floresta? Quando se fala com venda de crédito de carbono, eu acredito que a gente tem que saber quanto vale, precisa ser negociado de dentro pra fora. Precisamos falar e ser ouvido”, disse.

Sthorm Festival Maués

No dia 7 de outubro, Maués será o palco de um evento que tem como objetivo principal os debates sobre sustentabilidade e ciência a nível mundial. O Festival conta com o apoio do Governo do Amazonas.

“Não é um show, não é uma festa. É um festival para discutir ciência, sustentabilidade e bioeconomia. É um evento que tenta fincar a bandeira no Amazonas e que a gente pode e iremos desenvolver esses eixos no nosso Estado. Agora, tem também música, arte, haverá essa simbiose de elementos para que o mundo enxergue a Amazônia através da nossa fala”, explicou o prefeito.

O formato do festival já é conhecido ao redor do mundo e dessa vez terá Maués como palco, com uma programação voltada para o uso de novas tecnologias que ajudem no cuidado do meio ambiente, saúde pública e no desenvolvimento sustentável de Maués e do Amazonas.

O evento terá nomes como o de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N’ Roses, Bob Richards, cofundador da Space University e da Singularity University, Sue Ann Clemens, professora de Saúde Global, Vacinologia e Doenças Infecciosas Pediátricas na Universidade de Oxford, entre outros convidados.

“A minha ideia é que eles sintam a Amazônia com seus sabores, com seu cheiro, com a nossa gente, com a nossa arte, e saiam daqui embebidos disso. Que tomem nosso guaraná e que falem da energia que sai de Maués para todos”, destacou.

Leia mais: “Mulheres são maioria da população, por que não somos maioria no Congresso Nacional”, questiona Liliane Araújo no programa “Debate Político”

___

Por Camila Duarte

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -