26.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 17, 2024

Seminário discute comercialização, certificação e rastreabilidade do ouro no Brasil

Ex-ministro quer explorar riquezas da região

Por

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (16), seminário sobre a produção, comercialização, certificação, rastreabilidade e regulamentação do ouro. O debate será realizado a pedido do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), que é presidente da CLP e será o moderador do seminário. O evento é promovido em parceria com a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, também presidida por Zé Silva.

Na avaliação do deputado, a rastreabilidade do ouro tornou-se pauta de grande relevância nos últimos tempos por razões diversas, dentre elas, denúncias de irregularidades na cadeia produtiva, exploração ilegal em terras indígenas e em unidades de conservação. “A legislação brasileira carece de aprimoramento no que se refere a mecanismos para atestar a origem do metal e impedir que o ouro ilegal entre no mercado formal”, afirma Silva.

Leia mais: Em Manaus, empresas-fantasmas que realizavam compra e venda de ouro ilegal são apreendidas pela PF

Projetos
O parlamentar é autor do  PL 2580/23, que tramita apensado a outras iniciativas, e tem como objetivo implementar o uso de tecnologia digital para possibilitar a rastreabilidade do ouro produzido e comercializado no Brasil.

Também está em análise na Câmara proposta do Executivo com o mesmo intuito, PL 3025/23, para dispor sobre normas de controle de origem, compra, venda e transporte de ouro no território nacional.

Leia mais: Governo envia ao Congresso projeto que regulamenta a cadeia produtiva do ouro

“O debate é para conhecermos o que já está sendo feito em âmbito governamental para atacar o problema da comercialização ilegal do ouro, as tecnologias disponíveis e em que o Legislativo pode contribuir”, afirma Zé Silva.

Leia mais: Roraima: PF realiza operação contra comércio de ouro ilegal

Debatedores
Foram convidados, entre outros:
– o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann;
– o secretário Nacional de Geologia e Mineração, Vitor Saback; e
– o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Henrique Moreira Sousa.

O seminário será realizado às 16 horas, no plenário 3, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -