32.3 C
Manaus
domingo, junho 16, 2024

TSE é palco do seminário internacional sobre democracia defensiva

O debate é aberto ao público em geral será transmitido ao vivo no Youtube

Por

Nesta quarta-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sedia o seminário “Democracia defensiva: experiência da Alemanha e do Brasil”, apresentado pelo ministro do Tribunal Constitucional Federal alemão Josef Christ. A conferência, que é resultado de uma parceria entre o TSE e a Embaixada da Alemanha, com apoio do Fórum Jurídico Brasil-Alemanha e do Fórum de Democracia Europa-Brasil, será realizada pela manhã no Auditório I do edifício-sede do Tribunal, em Brasília (DF).

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, preside a mesa de abertura. Além do ministro Josef Christ, participam da cerimônia a vice-presidente da Corte Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, e os ministros do TSE André Ramos Tavares, Floriano de Azevedo Marques, Gilmar Mendes e Edilene Lobo.

A mesa de abertura ainda contará com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Sérgio Domingues, do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, do advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, do encarregado de negócios da Embaixada da Alemanha, Wolfgang Bindseil, e da secretária-geral da Associação Luso-Alemã de Juristas e coordenadora do Fórum Jurídico Brasil-Alemanha, Karina Fritz.

Durante o seminário, o palestrante alemão ministro Josef Christ e as autoridades brasileiras vão compartilhar experiências sobre o papel das instituições na defesa do regime democrático.

“As democracias liberais em todo o mundo enfrentam um dilema difícil de resolver: o Estado pode garantir a liberdade até mesmo para os inimigos da liberdade? O Estado deixa de ser liberal por não tolerar tais forças?“, reflete Christ.

O debate é aberto ao público em geral com tradução simultânea e será transmitido ao vivo pelos canais do TSE e da Embaixada da Alemanha no Brasil na plataforma YouTube.

*Com informações do TSE

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -