26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Cúpula da Amazônia: reunião de Lula com chefes de Estado deve discutir questões ambientais

Representante de oito países que compartilham do território amazônico: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela estarão no evento

Por

A Cúpula da Amazônia será em Belém, nos dias 8 e 9 de agosto, e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com os chefes de Estado de oito países que compartilham do território amazônico: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

A reunião será sobre um documento que fale sobre o bioma, que será entregue aos membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Essa questão amazônica visa também ser debatida no evento da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), na qual também será realizada no Pará em 2025. Vários países têm voltado a sua atenção ao Brasil, sobretudo no que diz respeito às questões voltadas ao Meio Ambiente, dentre elas a preservação e o desenvolvimento sustentável.

Viagem de Lula à Colômbia

O presidente Lula viajou à Colômbia no dia 8 de julho para falar sobre a Cúpula da Amazônia, como também sobre agenda bilateral entre ambos os países, além de outros assuntos.

Retomada do projeto Manta-Manaus

O vice-governador de Wilson Lima, Tadeu de Souza, se reuniu com o embaixador do Equador no Brasil, Carlos Alberto Velastegui, no dia 04/07/2023, para tratar do fortalecimento das relações entre os dois países e o projeto multimodal Manta-Manaus.

O projeto de logística Manta-Manaus visa interligar as cidades de Manta, no Equador, e Manaus, por meio de uma rota que combina o transporte marítimo, ferroviário e rodoviário.

 

Leia Mais: Mutirão Carcerário: mais de 100 mil processos criminais devem ser revisados em todo país

 

Por Tatiana Nascimento

Revisora: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

 

 

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -