25.3 C
Manaus
terça-feira, maio 28, 2024

Impostos em compras internacionais de até US$50 não serão mais cobrados; Veja as regras do Governo

As regras passam a valer a partir do dia 1 de agosto

Por

Compras internacionais de até 50 dólares (ou equivalente em outra moeda) feitas pela internet não terão mais a incidência do Imposto de Importação. É o que determina o Ministério da Fazenda, através de uma portaria publicada nesta sexta-feira 30 no Diário Oficial da União (DOU).

As regras passam a valer a partir do dia 1 de agosto. Para isso, é necessário que as empresas de comércio eletrônico, nacionais ou estrangeiras cumpram alguns requisitos, como fazer parte do Programa Remessa Conforme da Receita Federal e recolher impostos estaduais que incidem sobre a importação.

A Secretaria Especial da Receita Federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, vai elaborar relatórios de avaliação do programa, a cada dois meses. Dentre outras obrigações para as empresas que resolverem aderir ao programa, estão as seguintes:

  • realizar o repasse dos impostos cobrados;
  • detalhar as despesas tributárias para os consumidores;
  • estampar a marca e o nome da empresa no pacote enviado ao consumidor;
  • realizar o combate ao contrabando e ao descaminho.

 

As novas regras atingem, em especial, um mercado dominado, atualmente, pelas empresas Shein, Shopee e AliExpress. As três companhias ampliaram diálogo com o governo federal após uma tentativa de taxação das compras de até 50 dólares. A medida foi extinta após pedido do presidente Lula, mas abriu um canal de negociações para combate ao contrabando e nivelação de concorrência.

Como primeiro resultado das negociações, nesta quinta-feira, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou que, em julho, a Shein começará a produzir parte das suas roupas em uma fábrica no estado. A empresa tem planos de nacional até 85% da produção nos próximos anos.

Confira

__

Por July Barbosa com informações CNN

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -