26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Especialista e vereador comentam sobre abuso sexual infantil

As principais características são carícias, toques íntimos, sem o devido consentimento da criança.

Por

O abuso sexual infantil é algo que tem crescido nos dias atuais e tem preocupado não apenas os pais como também as autoridades. É um ato que pode ser praticado por pessoas que são do círculo de convivência ou até mesmo familiares próximos.

As principais características são carícias, toques íntimos, sem o devido consentimento da criança. Essas ações podem variar de abusador para abusador e podem iniciar com presentes que, conforme a criança vai adquirindo confiança, ele vai se aproximando.

De acordo com a psicóloga Suene Amanda Gomes : “O abuso sexual pode afetar o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, social, levando a prejuízos significativos na autoestima e autoconfiança da criança ou adolescentes que sofrem tal abuso”.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania registrou mais de 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes de janeiro a abril do ano de 2023.

Abuso Sexual Infantil na Internet

Devido o crescimento deste ato, ele virou tema na Sessão Plenária do dia 12/06 deste ano, na qual o vereador Ivo Neto se pronunciou sobre o assunto. Ele destacou a importância de os pais estarem mais presentes na vida do filho como forma de não permitir que ninguém aja cometendo esse crime.

Segundo o vereador Ivo Neto: “O crescimento de denúncias envolvendo exploração sexual contra crianças e adolescentes na internet, cresceu cerca de 70% no início do ano de 2023. Por esse motivo, me pronunciei sobre esse tema na Sessão Plenária do dia 12/06 para falar sobre esses dados.”

O vereador Ivo Neto destacou que possui dois Projetos de Lei voltados a essa vertente, um com a finalidade de proibir a nomeação e contratação para determinados cargos e empregos públicos de pessoa condenada por crime sexual contra crianças e adolescentes no Município de Manaus e o outro dispõe sobre a obrigatoriedade de exibição de vídeos ou áudios educativos de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na abertura de shows e eventos.

 

Leia mais: Audiência trata sobre indenização de transporte para servidores da saúde

Por Tatiana Nascimento

Revisora Vanessa Souza

Ilustração Marcus Reis

 

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -