Conforme os bastidores noticiados sobre a suposta nomeação de Jesus Alves, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nomeou o empresário Jesus Alves dos Santos, como secretário Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf). Assim, confirmando a especulação dos bastidores de que ele era o escolhido para a nova Pasta da Prefeitura.
O Decreto foi assinado pelo Chefe do Executivo Municipal e publicado no Diário Eletrônico Municipal (DOM) na sexta-feira, 02.
Na segunda-feira, 29/5, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou projetos do Executivo municipal que criam a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) e o Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor. Ambos os projetos de lei seguem à sanção do prefeito de Manaus, David Almeida.
A nova pasta vai elaborar e administrar as estratégias de intervenção urbana para o desenvolvimento de programas habitacionais e a redução do déficit na capital, passando a gerir o Fundo Municipal de Habitação.
Enviado como mensagem governamental ao Poder Legislativo, o projeto 290/2023, que cria a Secretaria de Habitação, visa ampliar os serviços da tão importante pasta, que estava vinculada ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), funcionando como uma vice-presidência dentro da autarquia.
A estruturação administrativa é uma prioridade para aprimorar e expandir a política habitacional municipal e fundiária, em cooperação com Governo do Estado e o Governo Federal. A Semhaf ficará responsável pela implementação de programas de habitação social na capital, além de passar a fazer a gestão do patrimônio fundiário municipal não edificado e da regularização fundiária de núcleos urbanos informais consolidados.
Leia mais: PF pede que STJ proíba Gladson de viajar e que renove todas as cautelares da Ptolomeu
Da redação
Foto: Divulgação