25.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 29, 2024

Deputados federais falam sobre decisão da instalação da CPMI para a investigação do ocorrido no dia 8 de janeiro

Além da suposta instalação da CPMI, os parlamentares falaram sobre as articulações em favor da Zona Franca de Manaus

Por

Nesta semana, um dos assuntos mais comentados no cenário político, é a questão da suposta instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), para investigar e apurar os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Desde que a oposição começou a coleta de assinaturas, a base tenta sem sucesso retirá-las, para impedir a instalação. O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já prometeu que irá ler o requerimento de instalação da CPMI na próxima terça (25).

O portal O Convergente entrou em contato com os deputados federais que compõem a bancada do Amazonas em Brasília, para saber mais detalhes sobre a questão da instalação da CPMI, e se são a favor da decisão. Além de falar sobre a questão da Zona Franca de Manaus e como os parlamentares estão se articulando para proteger o modelo econômico da capital.

Entre os deputados que compõem a bancada estão: Amom Mandel (Cidadania); Adail Filho (Republicanos); Saullo Vianna (União Brasil) e Fausto Santos Jr (UB). Os reeleitos são Átila Lins (PSD); Silas Câmara (Republicanos); Sidney Leite (PSD) e Capitão Alberto Neto (PL).

Deputados Federais

Capitão Alberto Neto

O deputado federal, Alberto Neto, declarou durante a 8° reunião Deliberativa Extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), na quarta-feira (19), na Câmara Federal, ser a favor da instalação da CPMI.

Segundo o deputado a CPMI tem que ser instalada, os fatos devem ser apurados de forma responsável e o regimento da casa legislativa precisa ser cumprido, para que sejam esclarecidos todos os acontecimentos e aplicadas as devidas punições.

“O cenário estava armado e a população assistiu aquele dia de horror. A resposta a isso foi pegar inocentes que estavam em frente aos quartéis e de maneira cruel, colocar esses inocentes, que não participaram das invasões, na cadeia ferindo o direito constitucional da ampla defesa e do contraditório. A população quer a individualização da pena, doa a quem doer. Por isso queremos a CPMI de 08 de janeiro, não queremos passar pano na cabeça de ninguém”, enfatizou Alberto Neto.

Saullo Vianna

O deputado federal, Saullo Vianna também comentou sobre a instalação da CPMI ao portal O Convergente. “Acho que a instalação de uma CPMI deve focar na responsabilização daqueles que participaram ou foram coniventes com atos gravíssimos contra a nossa democracia. É saudável que as investigações tenham êxito para evitar que tentativas de golpe como esta não se repitam”, enfatizou o parlamentar.

Além do mais, Vianna também falou sobre o novo modelo econômico para a Zona Franca de Manaus e como vê o novo projeto para o desenvolvimento da Amazônia. “ Temos a informação, que na verdade já é pública, de que o governo pretende criar um Fundo de Desenvolvimento Regional para estimular a criação e o desenvolvimento das cadeiras produtivas da bioeconomia. Nessa área, nós no Amazonas e na Amazônia, somos campeões pela nossa biodiversidade. Vejo com muito bons olhos essa ideia, que beneficiaria nossa região, permitindo diversificar nossa economia na direção de um desenvolvimento sustentável, e diminuiria nossa dependência da ZFM.”.

Adail Filho

O deputado federal, Adail Filho, também falou sobre a questão da Zona Franca de Manaus e como os deputados da bancada do Amazonas estão se articulando para manter o modelo econômico de Manaus.

“A bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados, em especial a atuação dos três deputados amazonenses na comissão da reforma tributária, vem desempenhando o seu trabalho com atenção e dedicação a este tema sensível que afeta a Zona Franca de Manaus e todo o Brasil, além do diálogo permanente com o governo federal, em especial com o Secretário Extraordinário para a Reforma Tributária, Bernard Appy.”, enfatizou Adail.

O parlamentar também enfatizou sobre os pontos positivos da economia e dos investimentos para a região Norte. “Estamos trabalhando para mostrar os aspectos positivos da nossa economia e as necessidades de aprimoramento e investimentos que nossa região tanto necessita, além de servir para incutir nestes atores políticos a consciência ambiental, de preservação e sustentabilidade, o que consequentemente poderá refletir na construção da melhor proposta para a Zona Franca de Manaus no âmbito da reforma tributária”.

Por fim, o deputado comentou sobre a suposta instalação da CPMI. “ O objeto da CPMI está sendo investigado pelos órgãos competentes desde a data dos atos ao Congresso Nacional”.

Reiteramos que entramos em contato com todos os deputados federais que compõem a bancada do Amazonas em Brasília.  Porém, até o momento da publicação, não obtivemos  respostas dos demais parlamentares.

Entenda o caso

Vídeos do circuito interno de 22 câmeras do Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos, em 8 de janeiro, foram obtidos com exclusividade pela CNN e mais de 160 horas deste dia foram analisadas.

Às 16h29, duas câmeras registraram imagens do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Gonçalves Dias, durante os ataques de invasores no Palácio do Planalto.

Lei mais: Câmeras mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto em ataques de 8 de janeiro; Veja

Por Kalinka Vallença

Revisão textual: Érica Moraes

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -