27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Covid-19: Em três dias, Amazonas registra 508 casos novos da doença

Desde o dia 18/10 até o dia 20/10 a média de casos confirmados foi superior a 100 por dia, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A última vez que a média de casos havia sido registrada pelo órgão de vigilância foi no dia 18 de setembro

Por

Nos últimos três dias os casos de Covid-19 tiveram um aumento significativo no Amazonas, conforme os dados do boletim diário, divulgados no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Só do dia 18 até essa quinta-feira, 20/10, o órgão registrou 508 casos novos da doença, sendo a maioria só na capital.

Do dia 10 de outubro até o dia 17 do mesmo mês, a média de casos no Estado, conforme os dados da FVS, não superava 50 por dia. Desde o dia 18/10 até o dia 20/10 a média de casos confirmados foi superior a 100 por dia. A última vez que a média de casos havia sido registrada pelo órgão de vigilância foi no dia 18 de setembro. Mês que também teve, de um modo geral, esse aumento de registro de casos confirmados da doença.

Confira o panorama:

O aumento, conforme o cientista e epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, é preocupante e muito provavelmente tem ocorrido devido à forte subnotificação de novas infecções e casos no Estado, já que segundo ele, há uma falsa sensação de que a pandemia acabou, não apenas entre a população geral, como também nos serviços de saúde. Além do período sazonal vivenciado no Amazonas.

“Este aumento se deve muito provavelmente ao abandono praticamente generalizado do uso de máscaras, álcool em gel e do distanciamento físico, em contexto de fortes aglomerações em eventos em massa, como Shows musicais e do agitado período eleitoral. A época chuvosa do ano favorece a disseminação viral, mas que não pode ser considerada a principal razão para o efeito observado atualmente no Amazonas, pois historicamente o seu impacto apenas começa em outubro e se agrava nos meses de janeiro a março”, disse o especialista.

Capital – Em Manaus, por exemplo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mais de um milhão de pessoas estavam com o esquema vacinal incompleto contra a Covid-19.

“Já estamos há mais de um ano e meio vacinando a população contra a Covid-19, e pudemos observar a queda no número de mortes e internações pela doença graças à vacina. Muitas pessoas deixam de atualizar o esquema vacinal porque não veem mais o caos que enfrentamos em diferentes momentos da pandemia, mas é essa imunização completa que pode impedir que novos surtos voltem a afetar nossa cidade”, disse o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, ao falar sobre a situação identificada no inicio deste mês.

Vacinação – Na capital a vacinação contra a Covid-19 tem sido disponibilizada pela Prefeitura de Manaus em 84 unidades de saúde, administradas pela Semsa.

Alguns locais a vacinação fica disponível até esta sexta-feira 21/10, nos pontos de imunização distribuídos em todas as zonas da cidade. Os locais tem funcionado em horários estratégicos, que se estendem, em algumas unidades, até as 20h.

As salas de vacina, conforme a Semsa, atendem todos os públicos a partir de 12 anos de idade. Já a vacinação infantil está concentrada em 43 unidades para crianças de 5 a 11 anos, e em dez unidades para os pequenos de 3 e 4 anos de idade.

A lista de endereços, horários e vacinas está disponível no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), no link bit.ly/localvacinacovid19 e também nas redes sociais da secretaria de saúde (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).

Alerta – Além da Covid-19, o Amazonas tem tido registro de casos de Varíola dos Macacos (Monkeypox). Só na quinta-feira, 20/10, a FVS-RCP, registrou mais 10 novos casos da doença.

Conforme o órgão, até o momento, o Amazonas registrou 469 notificações da doença, sendo 191 casos confirmados, 226 descartados e 52 suspeitos. Nenhum óbito, causado pela varíola, foi registrado até então no Estado.

— —

Por Izabel Guedes com informações da assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -