24.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 21, 2025

Aplicativo Pardal: Mais de 200 denúncias de propaganda eleitoral irregular já foram registradas no Amazonas

A maior parte das denúncias são relativas ao crime eleitoral ocorrido na capital do Estado. Só em Manaus, foram registradas 190 denúncias no total. Em termos de Brasil o aplicativo Pardal recebeu mais de 10 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular

Por

Mais de 200 denúncias, relacionadas a propaganda eleitoral irregular no Amazonas, já foram registradas no aplicativo Pardal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maior parte das denúncias são relativas ao crime eleitoral ocorrido na capital do Estado. Só em Manaus foram registradas 190 denúncias no total.

No sistema, criado para receber denúncias relacionadas a compra de votos, uso da máquina pública e outros crimes eleitorais, foram registradas ainda denúncias provenientes dos municípios de Anamã; Carauari; Humaitá; Iranduba; Itacoatiara; Manacapuru; Maués; Novo Airão; Parintins; Pauini; Rio Preto da Eva e Tapauá.

O conteúdo das denúncias, que pelas normas eleitorais deve ser a apurado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), não é especificado no sistema de registros publicados no site do TSE.

Confira:

Brasil – Em termos de Brasil, desde o dia 16 de agosto, o aplicativo Pardal recebeu mais de 10 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular.

Conforme os dados, divulgados até a manhã desta quarta-feira, 14/9, os eleitores de Pernambuco foram os que mais fizeram denúncias, com 1.723 registros até agora, seguido por São Paulo (1.507), Minas Gerais (1.345) e Rio Grande do Sul (1.187).

Por região, o Sudeste, segundo informações divulgadas pelo TSE, lidera o número de denúncias registradas até então. Seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.

Dos estados da região norte o Pará lidera o ranking das denúncias até então, com 671 denúncias. Em seguida vem o Amazonas (216), Rondônia (155), Amapá (44), Roraima (43), Acre (39) e Tocantins (29).

Ainda conforme o TSE, a maior parte das denúncias, em termos gerais, envolve campanhas de deputado estadual, seguidas das de deputado federal, presidente e governador.

Pardal – Criado pela Justiça Eleitoral em 2014 para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas, o aplicativo foi atualizado e voltou a funcionar no mês passado para receber denúncias referentes às Eleições Gerais de 2022.

O aplicativo encaminha a denúncia diretamente para o link do Ministério Público do estado do denunciante. Mas é necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos. O cidadão pode escolher realizar a denúncia de forma anônima ou não.

App gratuito – O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal. No site, é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições, bem como obter orientações sobre o que é ou não permitido durante a campanha eleitoral.

— —

Por Izabel Guedes com informações do TSE

Fotos: Divulgação/ Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -