Manaus voltou a ser cenário de mais um caso de descaso urbano sob a gestão do prefeito David Almeida (Avante). Um pedestre foi literalmente “engolido” por um buraco que se abriu repentinamente em uma calçada nesta quinta-feira, 9, na rua Paraguaçu, esquina com a rua Estanho, no bairro Vila da Prata, zona Oeste da capital.
Câmeras de segurança de uma residência próxima registraram o momento em que o homem caminha tranquilamente e, de repente, o chão cede, fazendo com que ele desapareça dentro do buraco. O vídeo mostra ainda que motociclistas que passavam pelo local pararam para socorrer a vítima, que foi retirada com ajuda de populares.
Leia mais: Pré-candidata diz que Manaus ‘virou cidade da maquiagem’ e cobra ações de prevenção às chuvas
As imagens viralizaram nas redes sociais e reacenderam o debate sobre a negligência da Prefeitura de Manaus na manutenção de calçadas, ruas e bueiros, que frequentemente apresentam problemas estruturais e oferecem risco à população.
Ver essa foto no Instagram
Moradores da área relatam ainda que o trecho onde o acidente aconteceu já apresentava infiltrações e rachaduras, mas que nenhum reparo foi feito mesmo após diversas reclamações encaminhadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
“Já faz meses que pedimos para tapar buracos aqui. A calçada estava afundando e ninguém veio. Só depois que uma pessoa caiu é que, talvez, a Prefeitura apareça”, desabafou um morador da Vila da Prata.
O homem que caiu no buraco, segundo as informações obtidas pela reportagem, sofreu apenas ferimentos leves. Em um vídeo, ele também já aparece em pé após ser retirado da cratera.
Descaso
A cena chocante virou símbolo do abandono e da falta de zelo com o espaço urbano em Manaus, cidade que enfrenta problemas recorrentes de drenagem, alagamentos e buracos em vias públicas.
Leia mais: Vereadores atribuem alagamentos em Manaus a “serviços mal feitos” da prefeitura
Vale lembrar que, nos últimos meses, a prefeitura também tem sido alvo de críticas devido aos impactos provocados pelas chuvas em diversos bairros de Manaus. Além disso, a gestão David Almeida tem mergulhado em uma sequência de polêmicas em 2025, conforme mostrou o Dossiê do O Convergente sobre o município
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Manaus, mas até a publicação desta reportagem, não houve retorno. O Convergente buscou saber se o município já deslocou equipe da Seminf ao local para realizar reparos e perícia técnica e solicitou uma nota sobre o caso.


