24.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Casos de Covid-19 aumentam no Estado e acende alerta das autoridades

Só em Manaus, em apenas 10 dias, houve um aumento de 1.058% de casos da doença, segundo o prefeito da cidade, David Almeida. O crescente índice fez com que a Prefeitura de Manaus ampliasse os pontos de vacinação e fizesse um alerta sobre a importância da vacinação

Por

O aumento nos números de casos confirmados de Covid-19 no Estado e na capital tem levantando um alerta das autoridades de saúde. O número de casos da doença no Amazonas, segundo o último Boletim Diário da Covid-19, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), nesta quinta-feira, 30, dobrou nas últimas 24 horas. Conforme o boletim foi registrado mais de 447 novos casos nesta quinta, uma diferença de 225 casos em relação ao dia anterior.

O crescente índice tem levado muitos amazonenses a locais onde são realizados testes rápidos e também fez com que a Prefeitura de Manaus ampliasse os pontos de vacinação e fizesse um alerta sobre a importância da vacinação.

Só em Manaus, segundo informações divulgadas pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em apenas 10 dias, houve um aumento de 1.058% de casos de Covid-19 na cidade.

A informação foi divulgada pelo prefeito, durante a cerimônia de certificação dos guardas municipais formados no curso de capacitação para o uso de armas letais, nesta quinta-feira, 30.

“Nós tivemos um aumento nos casos de Covid-19, mais de 1.000% de aumento, isso é preocupante. Nós não podíamos estar passando por isso, não vamos voltar aquele flagelo que passamos em 2021. Nós temos a vacina, a vacina é o nosso escudo, é nossa proteção, e eu peço a todos que divulguem maciçamente isso para que possamos conscientizar a população da necessidade de tomar a 3º dose, a 4ª dose, e estarmos todos resguardados e também protegidos contra a Covid-19”, orientou David Almeida na ocasião.

Vacinação – De acordo com informações divulgadas pela Fundação de Vigilância em Saúde, muitos pacientes internados com Covid-19 nas unidades de saúde do Estado não foram vacinados ou estão com o esquema vacinal incompleto. Um número bem menor recebeu todo o esquema vacinal, segundo o levantamento.

Em Manaus, para ampliar a capacidade de atendimento das pessoas maiores de 18 anos aptas a receber a quarta dose contra a Covid-19, a Prefeitura voltou a oferecer a vacina no Studio 5 Centro de Convenções, no bairro Japiim, zona-Sul.

O local, que já operou como ponto de vacinação anteriormente, vai funcionar nesta sexta-feira, 1º/7, excepcionalmente das 10h às 16h, e seguirá com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h.

A medida, de acordo com as informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem o objetivo de fazer frente à alta demanda de usuários que começaram a procurar as unidades de saúde para completar o esquema vacinal contra a Covid-19.
Além do Studio 5, a população pode se vacinar em outros 81 locais de vacinação. A lista, com endereços e horários de funcionamento pode ser conferida pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19.

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que na capital mais 437 mil doses da vacina (somatória de doses) já foram aplicadas. No Estado, 7.364.323 doses foram aplicadas até esta quinta, 30/7. Sendo 3.191.513 de primeira dose, 2.656.443 de segunda dose, 64.027 com dose única, 1.282.942 de 1ª dose de reforço, e 169.398 de 2ª dose de reforço.

Dados gerais – Desde o primeiro registro da doença no Estado, em março de 2020, o Amazonas registrou 585.103 casos da doença. Sendo que mais de 14 mil pessoas morreram de Covid-19 no Estado.

As informações disponibilizadas pelas prefeituras municipais e consolidadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM) e FVS-RCP mostram que do total de casos da doença no Estado, até esta quinta-feira, 292.710 foram registrados em Manaus (49,94%), e 292.393 nos municípios do interior do Estado (50,06%).

Em relação ao número total de mortes em decorrência da doença no Estado, há o registro de 9.705 óbitos confirmados só em Manaus. Na somatória dos demais 61 municípios foram registrados 4.473 óbitos confirmados até esta quinta-feira.

— —

Por Izabel Guedes com informações da assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação/ Ilustração: Neto Ribeiro

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -