25.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 29, 2024

Ex-vereador de Roraima critica parlamentares omissos em relação às atrocidades praticadas contra indígenas

Segundo o ex-vereador de Boa Vista e pré-candidato a deputado federal, Linoberg Almeida (PSD), a omissão de parlamentares roraimenses representa o medo de "desagradar" as bases políticas, visto que estamos em ano de eleição

Por

O ex-vereador de Boa Vista e pré-candidato a deputado federal, Linoberg Almeida (PSD), criticou parlamentares do estado de Roraima, dentre deputados estaduais, federais e senadores, que seguem omissos em relação às atrocidades praticadas por garimpeiros em território indígena Yanomami.

“Parlamentares que não dialogam, não conversam, não expressam na tribuna as feridas de Roraima, não ouvem ou falam com todos os lados de uma problemática socioambiental complexa, o silêncio já é um ato esperado. É um silêncio que condena com a perda de vidas”, argumentou Linoberg, que também é professor universitário e sociólogo.

Linoberg ressaltou que a omissão de parlamentares roraimenses representa o medo de “desagradar” as bases políticas, visto que estamos em ano de eleição.

Na última segunda-feira, 25/4, foi relatado o caso de uma adolescente indígena de 12 anos, que foi estuprada até a morte por garimpeiros na comunidade Arakaça. Somente a deputada federal Joenia Wapichana (Rede) comentou sobre o ocorrido, enquanto outros parlamentares presentes na sessão não demonstraram o mínimo de preocupação ou sensibilidade em relação ao sofrimento dos indígenas nos últimos meses.

Reunião – Nessa quarta-feira, 27/4, o novo presidente eleito da Comissão de Constituição e Justiça, Arthur Maia, se reuniu com membros da Frente Parlamentar Indígena para tratar da situação dos Povos Indígenas Yanomami.

Foi feita a indicação de emenda parlamentar para Fiocruz, no valor de R$ 400 mil, para realizar pesquisa sobre o impacto do mercúrio nas terras do povo Yanomami.

—-

Da Redação
Foto: Alef Barros/Secom/Arquivo CMBV

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -