24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Com credibilidade no mercado, ICEPAM trará inovações nas pesquisas eleitorais deste ano

O trabalho, coordenado pela diretora do ICEPAM, a pesquisadora e empresária Erica Lima, já tem reconhecimento no mercado e este ano focará não só nas pesquisas qualitativas, feitas desde o surgimento do instituto em 2019, mas também nas pesquisas quantitativas

Por

Uma investigação minuciosa baseada em preceitos objetivos e lógicos, bem definidos e organizados, que visa entender com precisão algum aspecto da realidade. É assim que muitos especialistas descrevem o conceito de pesquisa no Amazonas e no Brasil. Com foco nesses preceitos, que norteiam uma série de ações políticas, econômicas e sociais, o Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisa do Amazonas (ICEPAM), trará inovações nas pesquisas qualitativas e quantitativas, voltadas às eleições deste ano.

O trabalho desempenhado pelo ICEPAM é coordenado pela pesquisadora e empresária Erica Lima, que já tem o trabalho voltado para pesquisas reconhecido no mercado. Além disso, a empresária é proprietária do Portal O Convergente, que trabalha com credibilidade na divulgação da política local e nacional, inclusive por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas por institutos confiáveis.

Erica Lima destacou que este ano, o ICEPAM focará não só nas pesquisas qualitativas, feitas desde o surgimento do instituto em 2019, mas também nas pesquisas quantitativas.

“Importante a gente destacar que o ICEPAM é um instituto que já vem trabalhando com pesquisas qualitativa, aquela que analisa o discurso do eleitor. Esse ano de 2022, vamos estrear a pesquisa quantitativa porque ela casa bastante com a pesquisa qualitativa, que traz o discurso, o pensamento, o comportamento, a vivência e o querer do nosso eleitor”, explicou Lima.

Segundo a pesquisadora, além da população de um modo geral, as pesquisas norteiam também os interesses políticos e partidários dos candidatos que concorrem no pleito. Por isso, segundo ela, a importância da credibilidade de quem trabalha nesse ramo é algo fundamental, e esse comprometimento é encontrado no ICEPAM.

“Essa eleição, tão diferente da outra ou não caso que iremos constatar nas pesquisas, nos proporciona desafios. Desafios que o ICEPAM abraça e com certeza vai fazer a diferença. A credibilidade, a confiança, a responsabilidade e a exatidão da pesquisa, a gente garante porque quem está à frente, quem produz, quem acompanha. São profissionais que sabem fazer pesquisa. Eu sei fazer pesquisa, eu sou pesquisadora, fiz meu mestrado, trabalhei muito tempo com isso, já desenvolvo pesquisa qualitativa. E nossa grande estreia vai ser a ‘quanti’ e eu tenho certeza que a gente vai trazer coisas muito boas e a gente vai fazer uma grande diferença no Estado do Amazonas acompanhando esse pleito”, afirmou a pesquisadora e empresária.

Efetividade e credibilidade – Recentemente o ICEPAM apresentou, com exclusividade, os dados oriundos de algumas pesquisas realizadas com grupos focais durante a pandemia, no período de 2020 e primeiro semestre de 2021. A mesma mostrou que ao longo dos últimos quatro anos o perfil dos eleitores está mudando, e que a velocidade da informação e as redes sociais mudam em tempo real o pensamento, o discurso e a prática das pessoas.

A análise mostrou quão qualificado o ICEPAM, ao comando da pesquisadora, é nesse sentido e em outros que não somente visem avaliar o cenário político. Isso porque, o instituto, por exemplo, já atuou em parceria com o grupo de pesquisa do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) da Fiocruz Amazônia, ao qual a pesquisadora também já fez parte.

A atuação gerou inclusive parceria. Isso porque em dezembro do ano passado, o ICEPAM realizou em parceria com Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o 1º Congresso Nacional de Leptospirose na Amazônia – One Health.

O evento coordenado ILMD/Fiocruz Amazônia, durou três dias com a participação de pesquisadores, especialistas, representantes públicos e acadêmicos da área de saúde, que puderam acompanhar teorias, reflexões e debates sobre estratégias voltadas para a prevenção, o diagnóstico e o atendimento de pessoas acometidas por leptospirose.

Histórico – Erica Lima presta serviços na área de assessoria e consultoria em Pesquisa e é Mestre em saúde, sociedade e endemias na Amazônia na área de concentração em determinantes biossociais do processo saúde doença na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD)/Fiocruz.

Possui especializações na área da História da Saúde na Amazônia, pela Fiocruz e, entre outras especialidades, é graduada bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte), já trabalhou no seguimento universitário, dando aula e palestras sobre desenvolvimento educacional e políticas públicas com habilidade e competência para o desenvolvimento de Metodologias Ativas.

“Fazer pesquisa no Amazonas não é fácil, é desafiador. Mas para quem já tem experiência de ter viajado todo o Amazonas, conhecendo os nossos municípios, facilita. Eu tenho bastante experiência, por conta do meu mestrado na Fiocruz e com as participações trabalhando em parceria como colaboradora de pesquisa tanto pelo Fiocruz, quanto pelo o Ministério da Saúde. O que foi adquirido ao longo do tempo, da trajetória e isso se consolidou com a credibilidade que o ICEPAM tem em trabalhar com pesquisa na Amazônia e trabalhar com pesquisa eleitoral principalmente no pleito 2022. Então quando a gente fala de pesquisa, a gente sabe o que fazer”, garantiu Erica Lima.

Confira:

— —

Por Izabel Guedes

Foto: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

1 COMENTÁRIO

  1. […] O trabalho desempenhado pelo ICEPAM, desde o seu surgimento em 2019, é coordenado pela pesquisadora e empresária Erica Lima, que já tem o trabalho voltado para pesquisas reconhecido no mercado. Além disso, a empresária é proprietária do Portal O Convergente, que trabalha pautado a credibilidade na divulgação da política local e nacional, inclusive por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas por institutos confiáveis. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -