25.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 29, 2024

Insistência na prescrição médica de azitromicina e ivermectina incomoda pacientes

População questiona a insistência na prescrição médica para o uso de azitromicina e de ivermectina por profissionais de saúde dois anos após o início da pandemia. Os medicamentos não possuem comprovação científica para o tratamento de sintomas da Covid-19, mas continuam sendo receitados por médicos em Manaus.

Por

Os profissionais de saúde em Manaus continuam a receitar medicamentos sem comprovação científica para a Covid-19. Dois anos depois de a pandemia assolar o mundo e de os cientistas comprovarem que azitromicina e ivermectina não tem qualquer efeito sobre os sintomas da doença, os medicamentos continuam sendo receitados.

Nos dois centros de testagem contra Covid-19, – Studio 5 e Centro de Convenções Vasco Vasques -, os receituários médicos saem com a prescrição do uso de azitromicina por 5 dias e de ivermectina por 3 dias. Os medicamentos também são dispensados nos locais.

Uma das pessoas que teve os medicamentos receitados foi a assistente social, Marliane Lopes, 32. Conforme ela, assim que viu os medicamentos na receita perguntou da médica porque eles estavam sendo receitados e a profissional, constrangida, não teria conseguido responder.

“Ela ficou sem jeito, deu um risinho amarelo, baixou a cabeça e me desejou melhoras. Não sei se foi uma recomendação da secretaria de saúde pra ‘desovar’ esses remédios, não sei, mas ela não explicou. O que sei é que graças a vacina tive sintomas leves, estou me recuperando e muito em breve vou estar bem”, falou.

Sobre a declaração da paciente, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que “a prescrição de medicamentos é ato médico e que a Semsa não faz qualquer tipo de orientação sobre escolha de medicação por parte dos profissionais”.

— —

Da Redação

Foto: Reprodução das redes sociais

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -