27.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 22, 2024

Problemas regionais mais uma vez estarão fora da agenda do presidente do Conselho Nacional da Amazônia

Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, o vice-presidente Hamilton Mourão cumpre agenda em Rondônia no próximo dia 14, mas sua passagem pela região não deve fugir do que já está estabelecido, que é a participação no lançamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira, desenvolvido pela Suframa e pela Sudam.

Por

Vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão (PRTB) volta à Amazônia na próxima semana, no dia 14/12, em Porto Velho, para participar do lançamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira, desenvolvido pela Suframa e pela Sudam, mas isso não deve representar agenda positiva para qualquer outro tipo de discussão além da já estabelecida.

A exploração de garimpo na região do Madeira, que compreende municípios do Amazonas e de Rondônia, deve, mais uma vez, passar longe da agenda do presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Para o vice-presidente, a destruição das dragas utilizadas na exploração ilegal do garimpo, inclusive em áreas indígenas, e a “vigilância” das áreas são suficientes para resolver o problema que degrada o meio ambiente e ameaça a segurança dos povos tradicionais da Amazônia.

Além de cobrarem medidas do presidente do Conselho da Amazônia, moradores da região do Madeira também cobram maior atuação de parlamentares da Amazônia. O silêncio de grande parte deles foi criticada por pessoas que vivem os problemas decorrentes da exploração ilegal na região.

“Vi que uma comitiva foi à Brasília, reuniu com nossa bancada, mas nada de efetivo resultou disso. Nenhuma proposta, nenhuma reunião, nada. Só falar e postar fotos nas redes sociais não nos serve de nada, nem pra quem mora, nem pra quem garimpa, nem pros índios, nem pro meio ambiente. Pra ninguém. Isso é revoltante e triste. Nós merecemos mais”, lamentou Igino Medeiros, 35, morador de Autazes.

— —

Da Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -