27.3 C
Manaus
domingo, junho 23, 2024

Primeiro dia do 20° mutirão do Vacina Amazonas encerra com mais de 28 mil doses aplicadas

Nessa sexta-feira, 17/9, mais de 28 mil pessoas foram vacinadas no primeiro dia do 20º mutirão do Vacina Amazonas. O Governo do Amazonas montou uma estrutura com mais de 90 postos de vacinação em nove pontos estratégicos da capital, contando com o reforço de 1,4 mil servidores do Estado atuando no atendimento

Por

Mais de 28 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 no primeiro dia da 20ª edição do mutirão Vacina Amazonas, realizado nessa sexta-feira, 17/09, em Manaus. O segundo dia de mutirão inicia segue neste sábado (18/09), das 9h às 18h. Nesta edição, está sendo ofertada a dose de reforço em idosos acima de 70 anos, idosos abrigados em unidades de longa permanência e imunossuprimidos, incluindo transplantados, além da aplicação da primeira e segunda doses para os demais grupos.

O Governo do Amazonas montou uma estrutura com mais de 90 postos de vacinação em nove pontos estratégicos da capital, contando com o reforço de 1,4 mil servidores do Estado atuando no atendimento à população que comparecer aos locais nos dois dias de mobilização. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, que está disponibilizando seis pontos estratégicos e postos de vacinação que incluem 31 unidades básicas de saúde, que podem ser conferidos no site Imuniza Manaus no endereço https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde Pública da SES-AM, Nayara Maksoud, tem expectativa de uma procura maior da população pela vacinação neste sábado, ainda mais pelo Estado ter aprovado a retomada da vacinação de adolescentes sem comorbidades, com idade entre 12 a 17 anos, através de Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), aprovada na tarde desta sexta-feira.

“Amanhã é o nosso segundo dia, temos grandes expectativas de que a população amplie a sua demanda, procure os nossos postos. Estaremos abertos nos postos distribuídos em todas as zonas da cidade até as18h, também com toda a oferta de primeira, segunda e dose de reforço e, inclusive, conforme resolução CIB, os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, têm retomada a oferta da vacina para este público. O Estado do Amazonas retoma a vacinação para vocês e estaremos aí também com muita disposição, com muita motivação trabalhando para que os bolsões de não vacinados não exista no nosso Estado”, destacou Nayara Maksoud.

Dose de reforço – A terceira dose ou dose de reforço é destinada a dois públicos-alvos: idosos acima de 70 anos, idosos de qualquer faixa etária abrigados em unidades de longa permanência; e imunossuprimidos, incluindo transplantados.

Para receber a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 é necessário ter recebido a segunda dose ou dose única até o dia 31 de março.

O imunizante aplicado é o da Pfizer e, para a aplicação da dose de reforço, será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses. Os locais de vacinação também estão disponíveis para aplicação da primeira e segunda dose para qualquer público acima dos 18 anos.

Confira os postos de vacinação coordenados pelo Governo:

  • Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus – Avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste da cidade, exclusivamente na modalidade drive-thru, nos dois dias
  • Parque Municipal do Idoso – Rua Rio Mar, 1.324, bairro Nossa Sra. das Graças, zona centro-sul
  • Policlínica João dos Santos Braga – Avenida Margarita, s/nº, Cidade Nova, zona norte
  • Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/nº, Conjunto Viver Melhor, zona norte
  • Ceti Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s/nº, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona norte
  • Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Avenida Presidente Médici, 500, Coroado 3, zona leste
  • Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, s/nº, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona norte
  • Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, zona centro-oeste
  • Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva – Avenida Dom Pedro I, s/nº, Dom Pedro, zona oeste

Fotos:

——

Com informações da Secom

Fotos: Arthur Castro/Bruno Zanardo

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -