26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

David Reis agrada vereadores e CMM banca terceira viagem de comitiva parlamentar em apenas um mês

Somente no mês de agosto, os vereadores já estiveram no Rio Grande do Sul, Curitiba e São Paulo. Agora o destino é Brasília, onde os parlamentares permanecerão desta segunda-feira, 23, até o próximo sábado, 28. Além das passagens aéreas, a Câmara Municipal de Manaus vai custear as diárias dos vereadores

Por

De janeiro a julho deste ano, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) já desembolsaram mais de R$ 21,6 mil com hospedagens, sem contar as passagens, de acordo com os dados da transparência de diárias da CMM. E o valor, a depender do presidente da Casa, David Reis (Avante), tende a aumentar. Ele autorizou os vereadores João Carlos (Republicanos), Thaysa Lippy (Progressista), Yomara Lins (PRTB) e William Alemão (Cidadania) a deixarem a Casa Legislativa para “legislar” em outros municípios do País. Essa é a segunda viagem do vereador William Alemão com custos pagos pela CMM somente este mês.

Segundo o Diário Oficial da CMM, a comitiva de vereadores viaja para Brasília, de 23 a 28 de agosto, “para interagirem com a União dos Vereadores do Brasil – UVB e conhecer, por meio de reuniões presenciais, o trabalho desenvolvido pela instituição em todo o Brasil, inclusive acompanhar a XX Marcha dos Legislativos Municipais, para melhor atendimento dos mecanismos de ação, com vista à união de esforços para arrecadação de recursos nas esferas estaduais respectivas e federal, para que, ao retornarem, possam avaliar a possibilidade de participação em ações futuras”.

Para a ida à Brasília, David Reis autorizou a Diretoria de Finanças da CMM a conceder aos vereadores os bilhetes de passagens aéreas para os trechos Manaus/Brasília/Manaus, além de cinco diárias para cada vereador. A autorização para o gasto foi publicada na edição da última quinta-feira, 19/8, no Diário Oficial da Câmara Municipal.

Outras viagens – Somente no mês de agosto, o presidente da Casa autorizou e custeou três viagens e estadias de comitivas de vereadores para fora do Estado. De 9 a 13 deste mês, os vereadores William Alemão e João Carlos foram para Rio Grande do Sul (RS). A autorização foi publicada no dia 4/8, no Diário Oficial da Câmara Municipal.

De acordo com o documento, os parlamentares foram o Sul para participar de audiência pública para “tratar da cadeia produtiva de Piscicultura no Rio Grande do Sul, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, bem como de visitas técnicas para o devido intercâmbio de informações com parlamentares e autoridades dos setores do comércio, indústria, turismo, produção agrícola, pesca e aquicultura do município de Porto Alegre e cidades da região metropolitana”.

Elissandro Bessa (SD), Everton Assis (PSL) e Marcelo Serafim (PSB) também viajaram esse mês para Curitiba e São Paulo. Em Curitiba eles estiveram no último dia 17 e, em São Paulo, nos dias 18 e 19. A autorização foi publicada na edição de 16/8, do Diário Oficial da Câmara Municipal.

De acordo com o documento, os parlamentares viajaram para representar o Poder Legislativo cumprindo agenda de visitas nas empresas: Urbanização de Curitiba S/A e a Municipal de Transportes Urbanos de São Paulo. Os vereadores Elissandro Bessa, Everton Assis e Marcelo Serafim são membros, respetivamente, da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da CMM.

Sobre o assunto, a CMM respondeu que “a concessão de passagens e diárias é regulamentada por Ato da Mesa Diretora da Casa (nº 001/2015 – 24 de junho de 2015), que dispõe sobre os critérios de concessão de diárias e passagens aos agentes públicos e dá outras providências.

A reportagem procurou as assessorias de comunicação dos parlamentares para mais informações sobre os resultados das viagens já realizadas, mas até a publicação da matéria apenas a vereadora Thaysa Lippy , deu um retorno.

A parlamentar, por meio de sua assessoria informou que irá participar da XX Marcha dos Legislativos, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 24 a 27 de agosto.

Ainda conforme a assessoria o evento conta com a presença de vereadores de todo o país e por isso “a vereadora de primeiro mandato, Thaysa Lippy viu a necessidade de participar do evento, que trará importantes contribuições para o seu mandato”, onde “serão debatidos o fortalecimento do legislativo municipal, a defesa do municipalismo e o momento político atual no cenário nacional”.

Confiram o documento publicado no Diário Oficial da CMM:

— —
Da Redação
Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -