28.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

TCE dá prazo até o dia 30/8 às prefeituras para que instalem controladorias internas

A instalação de controladorias internas tem o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão municipal e para o aumento da efetividade das ações de controle externo, por meio da maior interação entre os sistemas de controle externo e interno.

Por

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu prazo até o dia 30 de agosto para que os municípios informem à Corte de Contas sobre a instalação e o funcionamento das Controladorias Internas Municipais.

O processo de resposta do formulário, que deve ser acessado no site do TCE, será feito pelo Sistema Lime Survey, no qual, os municípios poderão enviar as informações sobre suas controladorias, por exemplo, se o Sistema de Controle Interno está estruturado no município; quais atividades são desenvolvidas pelo controle interno; se os processos licitatórios são avaliados; como a avaliação da gestão de recursos humanos é realizada, entre outras informações.

“Responder esse questionário é de suma importância, porque ele servirá para um levantamento de informações de estrutura, tanto para nós, TCE, quanto para a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Ela quer saber se os municípios brasileiros têm controle interno e se têm essa estrutura, conforme o que está no questionário. Além da oportunidade de todo o Brasil conhecer um pouco mais sobre o controle interno de cada munícipio amazonense”, disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

O questionário faz parte do projeto InterAgir, idealizado pela Atricon, e tem o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão municipal e para o aumento da efetividade das ações de controle externo com o fortalecimento do sistema de controle interno dos municípios brasileiros, por meio da maior interação entre os sistemas de controle externo e interno.

O formulário é a primeira atividade do projeto e, a partir das respostas, será realizado um relatório de diagnóstico sobre a estrutura e o funcionamento do sistema de controle interno.

O resultado será publicado nos sites da Corte de Contas amazonense e da Atricon, que divulgarão, ainda, os municípios que atenderam à solicitação do Tribunal, para que a sociedade tenha esse conhecimento.

Em caso de dúvidas, as controladorias podem entrar em contato com o TCE-AM por meio do telefone 92 3302-8329 ou pelo e-mail [email protected].

— —

Com informações da assessoria de impresa

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -