27.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 22, 2024

Críticas à bancada federal do Amazonas deram o tom da entrevista de Zé Ricardo ao quadro Debate Político, do O Convergente

Deputado federal pelo Amazonas desde 2019, ele falou também sobre CPI da Covid, omissões do governo estadual durante a pandemia e cenário eleitoral para 2022

Por

O deputado federal Zé Ricardo (PT) foi o entrevistado do quadro Debate Político, do Portal O Convergente desta segunda-feira, 31/5. Representante do Amazonas na Câmara dos Deputados desde 2019, o parlamentar conversou com a apresentadora, a pesquisadora Erica Lima, sobre os trabalhos da CPI da Covid no Senado, criticou os parlamentares do Amazonas envolvidos na comissão, falou sobre a possível candidatura do ex-presidente Lula (PT) nas eleições de 2022 e sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Conforme o deputado, a CPI da Covid pode e deve mostrar muito mais sobre as omissões do governo Bolsonaro e por isso sua base está tão preocupada. “Existe uma preocupação muito grande da base do governo Bolsonaro porque a CPI está mostrando e pode mostrar muito mais sobre o que deixou de ser feito e o que foi feito de forma errada para o enfrentamento da pandemia. Para a base do governo isso é uma preocupação, pois pode atingir a imagem do governo, a figura do Bolsonaro”, opinou.

Para o deputado vários componentes demonstram uma má administração, como a troca frequente de ministros da Saúde. “O que mostra um governo que fica trocando de Ministro o tempo todo? Mostra um governo que não tem administração, planejamento, ações continuadas. A pandemia mostrou isso e a CPI deve mostrar muito mais sobre a inoperância do governo”, criticou.

Sobre a falta de confiança da população na CPI e o depoimento previsto de alguns governadores, como o do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), Zé Ricardo falou que a comissão pode trazer inúmeras medidas punitivas, mostrando quem foi responsável pelas mortes e ações da pandemia.

“Os governadores estão preocupados e o Governo Federal também em relação aos que eles vão tratar. O governo quer empurrar para os governadores a responsabilidade quanto a mortes, contaminações e tanta tristeza que vem ocorrendo no Brasil. É sempre uma preocupação sobre o que vai sair de uma CPI. Tem gente que não acredita que vai ter algo efetivo”, opinou.

Atuação dos senadores – Ao ser questionado sobre a atuação dos parlamentares do amazonas que atuam na CPI, Zé Ricardo criticou o envolvimento dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), relembrando fatos ocorridos no Estado quando Omar Aziz, presidente da CPI, e Eduardo Braga, membro titular da comissão, estiverem como governadores do Amazonas.

“Eu acho muita contradição. Os próprios senadores do Amazonas, que estão na CPI, acham que o povo esquece o que eles fizeram no passado. O Omar só não foi preso pelos escândalos da saúde ocorridos no Estado porque é senador. Prenderam irmãos dele, esposa e faltou ele. Ele tem prerrogativas como senador, mas está respondendo a processos. Para muita gente ele estar lá agora vai ajudar a melhorar a imagem dele, sem saber o que ele aprontou aqui o Estado”, confrontou.

Zé Ricardo também criticou a atuação do governador Wilson Lima no enfrentamento da pandemia no Amazonas. “O governador atual não mexeu em nada, parece que não teve coragem de mexer nas estruturas da área da saúde, nem ele e nem o vice-governador, que durou poucos meses na área da saúde. Eles não tiveram coragem de enfrentar. Continua tudo do mesmo jeito, veio a pandemia e piorou mais o quadro”, disse ao se referir à situação deixada pelos governos anteriores e que, conforme o deputado, não foi melhorada pela atual gestão estadual.

O deputado criticou a terceirização da saúde no Estado do Amazonas que, segundo ele, ajudou a enriquecer grupos hospitalares, mas não contribuiu para fortalecer o atendimento em saúda à população amazonense.

“O Eduardo Braga assim como o Omar, quando governadores, construíram essa estrutura de terceirização na área da saúde e na pandemia nós vimos que ela não respondeu a necessidade da população. Você tem que investir em hospitais públicos e não particulares. Temos vários em Manaus que cresceram com dinheiro público. Talvez a CPI não mostre tudo isso porque tem membros que querem proteger o presidente e os governadores”, disse.

Eleições – Zé Ricardo também comentou como andam as conversas em torno da possível candidatura do ex-presidente Lula nas eleições presidenciais de 2022 e fez críticas a deputados da bancada do Amazonas que agora estão demonstrando interesse em dar apoio ao candidato petista.

“A classe política do Amazonas contribuiu com o golpe [impeachment da Dilma]. Todos os deputados federais na época votaram a favor. Alguns agora, aparentemente, estão dialogando com o Lula e devem pular para o lado dele. Com exceção de mim, todos os dez parlamentares do Amazonas apoiam o Bolsonaro. Talvez alguns vão começar a dar uma guinada agora, pois estão pensando nas eleições do ano que vem e vendo que o Bolsonaro está caindo”, falou ele ao se referir aos outros deputados federais e senadores da bancada estadual.

Sobre a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência, Zé Ricardo falou que o ex-presidente está muito motivado e animado com a possibilidade de voltar a percorrer o país.
“Ele está muito animado e motivado. O Lula pretende viajar por todo o Brasil. Vai estar aqui no Amazonas também. Esse é o jeito do PT. Ouvir o povo, construir propostas de acordo com as necessidades da população. O Lula está apto para ser candidato. As injustiças, as perseguições, a condenação sem provas, aquilo ali o Supremo já enterrou. O Supremo mostrou a parcialidade do juiz Sérgio Moro, chamou o juiz de ladrão. O Lula volta fortalecido para a população”, afirmou.

Já sobre sua possível candidatura à reeleição como deputado estadual, ele não descartou a hipótese. “A princípio estou à disposição do partido, mas há um viés que deveríamos continuar no parlamento para poder fortalecer o apoio ao futuro governo Lula”, finalizou.

Confira imagens da entrevista:

Confira a entrevista na íntegra: 

— —

Por Izabel Guedes

Fotos: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -