26.3 C
Manaus
terça-feira, julho 16, 2024

Comitê municipal avalia cheia no Centro Histórico de Manaus

Equipes da Prefeitura de Manaus estiveram nesta sexta-feira no Centro da cidade para avaliar a situação da região e para traçar estratégias de enfrentamento à cheia. A expectativa do CPRM é que o rio Negro atinha 30,34 metros

Por

Nesta sexta-feira, 7/5, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta e membros do Comitê Especial de Enfrentamento das Cheias Fluviais do Município estiveram na Rua dos Barés, Centro, em visita técnica para avaliar a situação da região e para traçar estratégias de enfrentamento à cheia de 2021, que indica ser histórica.

A expectativa do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é que as águas do rio Negro cheguem aos 30,34 metros em 2021, ocasionando uma das maiores cheias dos últimos anos.

Conforme a Defesa Civil do Município, na Rua do Barés, que já está com uma parte afetada pela cheia do rio Negro, já foram construídas cerca de 15 metros de ponte e até a próxima terça-feira, 11/5, serão construídas outras para melhorar a mobilidade da população naquela área da cidade.

Foto: Marcus Reis

Marcus Rotta destacou a importância do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) em criar o comitê, que vem realizando estudos e ações no intuito de auxiliar aqueles que já estão sendo afetadas pela subida do rio. Nesta sexta-feira o rio Negro atingiu a cota de 29,33 metros.

“O prefeito David Almeida teve uma sensibilidade muito grande em montar o comitê. Praticamente todas as secretarias municipais estão juntas para que possamos minimizar os danos e os prejuízos da cheia, que se não for a maior, será uma das maiores cheias na cidade de Manaus”, disse.

Nessa quinta-feira, 6/5, o prefeito David Almeida decretou situação de emergência na capital em virtude da possibilidade uma cheia histórica do rio Negro.

Foto: Marcus Reis

Ações – Marcos Rotta informou que a Prefeitura de Manaus tem percorrido bairros e a zona rural da cidade que já foram mapeados pela Defesa Civil com o intuito de diminuir os danos causados pela cheia. Conforme estimativas da Casa Militar, por meio da Defesa Civil Municipal, ao menos 4 mil famílias afetadas serão atendidas pela prefeitura, que ainda realiza o cadastramento da população atingida.

“Estamos com essa ação no Centro da cidade, mas também já estamos realizando ações como estas em alguns bairros afetados. Esse trabalho é uma união entre todos os secretários, sob o comando firme, forte e presente do prefeito, para arregaçar as mangas, trabalhar para melhorar a vida de todos neste momento complicado”, pontuou Rotta.

Afetado – Com a água atingido a porta do comércio localizado na rua do Barés, João Fernando relatou ao Portal O Convergente sobre os impactos que vem sofrendo devido a cheia.

João Fernando / Foto: Marcus Reis

“Na pandemia já tinha caído significativamente as vendas, agora a questão da subida das águas aqui no Centro vem impactando ainda mais. Os clientes não estão vindo”, desabafou João Fernando.

O comerciante destacou que espera que a prefeitura construa mais pontes no local para que os clientes cheguem até os comércios, que já estão prejudicados pela subida do rio Negro e, também que mantenha a limpeza da área.

“Além das passarelas é necessário que seja mantida a limpeza, o mau cheiro está insuportável. Espero que a prefeitura mantenha uma equipe, que fique vigilante aqui para nos socorrer”, pediu.

Foto: Marcus Reis

Comitê – Criado pelo prefeito David Almeida e presidido por Marcos Rotta, o Comitê Gestor de Pronta-Resposta é formado por representantes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Limpeza Urbana (Semulsp); Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); Saúde (Semsa); Casa Militar; Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (semacc); Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Fundo Manaus Solidária.

 

Por Lana Honorato / Assessoria Casa Militar Municipal
Foto: Marcus Reis / Divulgação Seminf

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -