Manaus é atingida por um forte temporal desde as primeiras horas desta sexta-feira (19). No entanto, apenas por volta das 10h o alerta da Defesa Civil de Manaus foi enviado aos celulares da população.
Ainda no início da manhã, a Defesa Civil de Manaus havia publicado, em seus stories no Instagram, um aviso sobre a previsão de pancadas de chuva na capital. Apesar disso, o comunicado oficial da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), responsável pela comunicação direta com os moradores, só foi disparado cerca de três horas depois.
Na quinta-feira (18), a Defesa Civil do Amazonas já havia emitido alerta para chuvas intensas, com risco de descargas elétricas e rajadas de vento, além da possibilidade de alagamentos, enxurradas em áreas vulneráveis e inundações.
Até o momento, a Defesa Civil de Manaus não informou se houve registro de ocorrências em decorrência do temporal.
Não é a primeira vez que o sistema de alertas adotado pela Prefeitura de Manaus é alvo de críticas. Antes mesmo de sua implantação, a ferramenta já gerava questionamentos, após o prefeito David Almeida afirmar que o custo estaria em torno de R$ 40 milhões. A declaração foi posteriormente revista pelo próprio prefeito, que classificou a informação como “fake news”.
Outro lado
A equipe de Reportagem do Portal O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Manaus, mas ainda não obteve retorno sobre o atraso no envio do alerta. O espaço segue aberto para manifestação.
Leia mais: Brasil volta a ser alvo de alerta internacional por letalidade policial e impunidade


