31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 29, 2025

Aliados de David Almeida rejeitam pedido sobre critérios de pagamentos a portais de notícias

Apenas 9 vereadores foram a favor do pedido de informações sobre os critérios de pagamento

Por

A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) rejeitou, nesta segunda-feira (28), o pedido de informações sobre os pagamentos efetuados pela Prefeitura de Manaus para portais de notícias. O objetivo do pedido era solicitar à gestão de David Almeida (Avante) informações sobre o critério de pagamentos aos veículos.

Na segunda semana de abril, uma reportagem expôs pagamentos feitos pela Prefeitura de Manaus a portais de notícias. O que chamou a atenção é que, dos 165 portais que receberam recursos públicos, a maioria apresenta baixa produtividade em relação às atividades jornalísticas.

Com a repercussão, o vereador Rodrigo Guedes (PP) apresentou um requerimento cobrando informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) sobre o critério de pagamentos aos veículos.

“O grande problema é a falta de transparência. Quem recebe? Como recebe? Quanto recebe? De que forma? Qual a modalidade de contratação?”, questionou.

Ainda na defesa para que a Câmara aprovasse o requerimento, o vereador pontuou que muitos dos veículos divulgados na lista não eram conhecidos da população. Segundo ele, os esclarecimentos da gestão do prefeito de Manaus trariam ‘justiça’ e ‘transparência’ para a população.

“Nessa lista tinha 165 portais pagos pela Prefeitura de Manaus, com dinheiro do povo, e muitos deles nunca nem ouvi falar. Dos 165, acho que uns 100 nunca ouvi falar; e a gente quer saber quais são os critérios […]. Quem precisa dessas informações é a população, é uma questão de Justiça e transparência”, pontuou.

No entanto, ao votarem pelo prosseguimento do requerimento na Casa, apenas 9 vereadores foram a favor do pedido de informações sobre os critérios de pagamento. A maioria dos vereadores rejeitou o pedido por 18 votos contrários; 13 vereadores estavam ausentes.

Entenda

De acordo com o levantamento da reportagem do RealTime1, realizado entre 14 de fevereiro e 1º de abril de 2025, cerca de 165 portais receberam verbas da Prefeitura de Manaus. O maior repasse individual foi de R$ 377 mil durante o período, enquanto o menor foi de R$ 5,6 mil.

Apesar de ser comum a destinação de recursos públicos para a veiculação de notícias relacionadas à administração pública, o alto valor investido e a baixa visibilidade de muitos dos veículos beneficiados despertaram questionamentos. Grande parte dos portais que receberam repasses não é amplamente conhecida pelo público e demonstra baixa produtividade jornalística.

Com a revelação feita pela reportagem, O Convergente procurou a Prefeitura de Manaus para esclarecer quais são os critérios de escolha dos portais que recebem os repasses públicos, bem como a metodologia de definição dos valores pagos. No entanto, a Prefeitura de Manaus não deu retorno à reportagem.

Leia mais: Critérios para repasses da Prefeitura de Manaus a portais gera debate na CMM

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -