25.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 6, 2025

Com presença de 59 prefeitos, Wilson Lima formaliza acordo para descentralizar Saúde no AM

Evento representa um marco na descentralização do sistema de saúde estadual

Por

Em evento com a presença de 59 prefeitos do interior do Amazonas, o governador Wilson Lima (UB) assinou nesta quinta-feira, 6, o Termo de Compromisso de Gestão (TCG), um marco na descentralização e fortalecimento do sistema de saúde estadual. A iniciativa formalizou a repactuação da saúde por meio do Programa Saúde Amazonas Interior.

“Quero dizer da felicidade de hoje em poder contar da presença dos senhores prefeitos e prefeitas aqui. Praticamente 100% dos gestores do Estado do Amazonas estão nesse evento, juntamente com representantes dos poderes e da Assembleia Legislativa, da Justiça do Amazonas e órgãos de controle. É um dia muito importante de trabalho e que nós estamos tomando decisões importantes”, destacou Wilson Lima, no evento.

A assinatura do TCG é um marco importante na descentralização da saúde no estado e reflete a crescente aliança política entre o governador e os prefeitos, o que fortalece ainda mais sua base de apoio. Ao destacar a participação massiva dos gestores municipais, Wilson Lima, que tem sido apontado para uma possível candidatura ao Senado em 2026, deixa claro que tem conseguido consolidar um relacionamento sólido com os líderes políticos locais.

O programa

O TCG, que visa ampliar a participação do Estado no financiamento da saúde municipal, destina recursos de forma direta (fundo a fundo) para as prefeituras. Com essa medida, os gestores municipais terão mais autonomia para administrar os serviços de saúde, permitindo um planejamento mais eficiente de acordo com as demandas locais.

A repactuação faz parte do programa Saúde Amazonas, lançado em 2020, e estabelece de forma clara as competências e responsabilidades entre o Estado e os municípios. Entre os critérios considerados para a destinação dos recursos estão a capacidade instalada, o número de leitos e a população atendida em cada localidade.

Além da assinatura do TCG, Wilson Lima realizou a entrega de mais de 35 mil testes rápidos e 82 nebulizadores à Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os equipamentos serão utilizados no diagnóstico e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O evento também contou com a presença do deputado estadual Roberto Cidade (UB), que ressaltou a importância da parceria entre o governo do Estado e a Assembleia Legislativa para o envio de recursos aos municípios.

“Tenham certeza de que estaremos juntos na Assembleia Legislativa do Amazonas para enviar mais recursos para os municípios do interior”, afirmou o deputado, reforçando a união entre os diferentes níveis de governo para o desenvolvimento regional.

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -