O ano de 2025 iniciou com reformulações nas pastas do Governo do Amazonas. Nos últimos dias, o governador Wilson Lima tem escolhido os novos secretários para comandar as secretarias de Estado e, entre os nomes, há políticos que já assumiram as responsabilidades e outros cotados para o cargo.
Como já havia noticiado O Convergente, o ex-vereador Caio André passa a assumir o comando da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC). Apesar da nomeação ainda não ter sido publicada, Caio André divulgou uma nota, nessa terça-feira (4), confirmando que assumiu o cargo.
Em novembro, O Convergente já havia noticiado a possibilidade de Caio André assumir a SEC. Na época, em entrevista exclusiva para o Debate Político, ele negou a informação.
Outro nome que também já está confirmado no secretariado de Wilson Lima é o de Eliane Ferreira da Silva, que será responsável pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
Eliane Ferreira já tem experiência em gestão pública, uma vez que já ocupou a cadeira das secretarias de Justiça e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (Seas). Além disso, ela também já atuou em administrações municipais de Manacapuru e Rio Preto da Eva.
A nomeação de Eliane Ferreira ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado, porém, deve sair na edição de 3 de fevereiro.
Um nome que já foi publicado no Diário Oficial foi o de Henry Walber, que exercerá o cargo de secretário executivo da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), comandada por Serafim Correa.
A nomeação dele foi publicada na edição do dia 29 de janeiro. Henry Walber possui experiência em gestão acadêmica e agências de fomento e já foi diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manaus.
Cotada
Como já informado pelo governador Wilson Lima, e noticiado pelo O Convergente, o Governo do Amazonas vai passar a ter mais 3 secretarias.
Uma delas pode ter sob o comando a deputada estadual Joana Darc (UB). A Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal foi anunciada na última segunda-feira (3) pelo governador, porém, ainda não há informações sobre a titularidade da pasta.
Nas redes sociais, Joana Darc publicou um vídeo comentando sobre a importância da criação da pasta e pontuando alguns feitos de sua gestão que auxiliaram na criação da nova secretaria.
Ver essa foto no Instagram
No entanto, Joana Darc não afirmou se assumirá o comando da nova secretaria de Estado. Em entrevista à imprensa, a deputada alegou que existe a possibilidade, mas que ainda não é algo definitivo.
“Estamos conversando. Ainda vou ter essa conversa com o governador Wilson Lima nesta semana para definir as composições. Ainda não há nada certo. É uma possibilidade eu assumir, assim como também há a possibilidade de não ir. Devemos ter uma definição até a próxima semana”, afirmou a deputada.
Leia mais: De férias da CMM, David Reis não dá espaço para Jander Lobato na presidência