A partir desta terça-feira, 3/8, o secretário de Estado da Educação, Luis Fabian Barbosa não responde mais pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), que passa à responsabilidade da administradora, Maria Josepha Chaves, a Kuka Chaves. A exoneração do secretário, que passa a atuar na articulação política do governador Wilson Lima (PSC), deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça.
A dobradinha Fabian/Kuka não chega a ser uma novidade, na verdade é uma repetição do que já ocorreu na Prefeitura de Manaus, na gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), quando Kuka substituiu Fabian na titularidade da Secretaria Extraordinária (Semex).
Kuka Chaves já atuou como diretora de Desenvolvimento de Ações Estratégicas e Projetos da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) e de Educação (Semed). Kuka é a atual secretária executiva da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), posto que também já foi ocupado por Fabian antes de assumir a titularidade da secretaria com a saída do então secretário de educação, Luiz Castro, em 2019.
A nova secretária atua no funcionalismo público há mais de 30 anos e possui vasta experiência na área pública e de educação.
Outras mudanças – Além da educação, Wilson Lima deve fazer mudanças em outras secretarias. Entre elas está a saída de Louismar Bonates do comando da Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM). Bonates deve ser substituído pelo general do Exército, Carlos Alberto Mansur.
— —
Da Redação
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis