25.3 C
Manaus
sábado, janeiro 4, 2025

Justiça bloqueia contas da Prefeitura de Borba em meio a conflito na transição de governo

De acordo com a ação, o prefeito Simão Peixoto estaria dificultando a transição do governo por não fornecer informações e documentos

Por

Faltando poucos dias para deixar o mandato de prefeito de Borba, Simão Peixoto foi alvo de uma liminar da Justiça do Amazonas por, de acordo com denúncias, estar dificultando a transição da administração da Prefeitura de Borba. A decisão foi proferida neste final de semana pelo desembargador Henrique Veiga Lima.

Segundo o documento, o prefeito de Borba, supostamente, estaria se recusando a fornecer documentos essenciais para a sucessão do governo municipal.

Anteriormente, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) já havia apontado suposta omissão no fornecimento de dados para continuidade administrativa e planejamento da futura gestão.

De acordo com a Justiça do Amazonas, a atual gestão tem resistência da atual gestão em atender a Resolução nº 11/2016 do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, que obriga a formação de uma comissão de transição e a entrega de informações ao prefeito eleito.

Segundo a decisão, além do descumprimento na entrega de documentos, foram constatados possíveis indícios de irregularidades em licitações realizadas no final do mandato, o que caracteriza em possível violação à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com isso, a Justiça do Amazonas determinou o bloqueio das contas da Prefeitura de Borba, salvo para despesas inadiáveis, como salários e serviços essenciais. Simão Peixoto ainda deve entregar as informações necessárias para a transição do governo, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Outro lado

Com a determinação da Justiça do Amazonas, O Convergente entrou em contato com a atual Prefeitura de Borba para um posicionamento referente à ação sobre a transição e aguarda retorno.

Confira a decisão na íntegra:

4014524-09.2024.8.04.0000

Leia mais: Justiça determina que portal retire do ar fake news contra família de Roberto Cidade

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -