Na madrugada desta terça-feira, 17, um incêndio atingiu a árvore de Natal instalada no obelisco em frente ao Palácio Rio Branco, sede do governo do Acre. O incidente ocorreu poucas horas após a realização da Cantata de Natal, evento tradicional que reuniu centenas de pessoas no local e que teve a presença do governador Gladson Camelli.
De acordo com testemunhas, o fogo teria começado logo após o desligamento das luzes decorativas da árvore, já no início da madrugada, por volta de 1h30. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas, mas parte da estrutura da árvore já havia sido destruída.
Veja também: Acre gasta R$ 2,2 milhões dos cofres públicos para decoração natalina em duas cidades
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Silva, afirmou à imprensa local acreana que apenas a perícia poderá determinar as causas do incêndio. A suspeita, contudo, é que as chamas podem ter iniciado devido uma pane elétrica provocada pela grande quantidade de fiações.
A árvore
Como parte das atrações natalinas em Rio Branco neste fim de ano, a árvore de Natal foi inaugurada pelo governo do Acre no último domingo, 15, com o acendimento das luzes. Para 2024, segundo reportagem publicada pelo portal O Convergente, o governador Gladson Camelli gastou cerca de R$ 2,2 milhões dos cofres públicos para decoração no Natal somente na capital acreana e em Cruzeiro do Sul.
O fogo, por outro lado, destruindo parcialmente a árvore na madrugada de hoje após a Cantata de Natal em frente ao Palácio Rio Branco, que é um dos principais símbolos históricos e culturais do Estado. Horas antes, o governador do Acre chegou a compartilhar imagens da decoração em suas redes sociais.
“Noite emocionante com a nossa tradicional Cantata de Natal, um momento para confraternizar com as famílias da nossa capital e viver o verdadeiro espírito natalino. A Cantata foi um espetáculo lindo, apresentado pelos nossos talentos da Escola de Música de Acre, sob regência do Maestro Afonso Portela”, declarou Gladson Camelli, que ainda não se pronunciou sobre o incêndio na árvore.
O Convergente entrou em contato com o Governo do Acre, por meio da assessoria de comunicação, e solicitou um posicionamento sobre o incêndio. Até a publicação, a reportagem não obteve retorno.
Veja vídeo da árvore em chamas:
Ver essa foto no Instagram