A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que foi candidata a vice-presidente da também senadora Soraya Thronicke (UB) nas eleições de 2022, postou um vídeo em suas redes sociais caminhando por meio de um exoesqueleto. A parlamentar é tetraplégica desde que sofreu um acidente de carro em 1994, e com o uso do equipamento voltou a andar, após quase 30 anos.
O teste do aparelho foi realizado nos Estados Unidos no começo desta semana e divulgado nessa quinta-feira, 27/4, pela senadora, que pretende trazer ao Brasil a tecnologia utilizada neste exoesqueleto. Além disso, ela também disse que o equipamento a deixou com esperança e que ele funciona como um suporte.
“Não sou a mesma pessoa depois de testar esse equipamento! Quero dividir essa conquista com vocês e dizer que vamos trabalhar muito para trazer essa tecnologia para o Brasil. Fui convidada para testar o Atalante, um exoesqueleto que funciona como um suporte para que pessoas com algum tipo de paralisia possam ficar de pé, eretas, e se moverem de maneira multidirecional e com braços livres”, escreveu ela no Instagram.
Ainda segundo a parlamentar, os testes aconteceram nessa semana, em Nova York. “Nosso objetivo é concretizar uma parceria para o compartilhamento dessa tecnologia no Brasil”, comentou ela, completando a importância da tecnologia para auxiliar pessoas com deficiência no país.
“Estou muito feliz com os resultados dos testes. São 28 anos desafiando a inércia e a gravidade desde que quebrei o pescoço, sempre trabalhando para resgatar movimentos. Chegar ao momento de andar com o auxílio de uma tecnologia que usa a força do meu próprio corpo é a prova de que todo esforço valeu a pena!”, declarou.
Leia mais: Lula homologa primeiras terras indígenas na 3ª gestão
—
Da Redação
Fotos: Divulgação