A pré-candidata ao Governo do Amazonas, professora Maria do Carmo (PL), desembarcou em Parintins para acompanhar o Festival Folclórico, considerado o maior evento cultural da Região Norte. A chegada da pré-candidata foi confirmada por sua assessoria nesta sexta-feira (26).
Após chegar à Ilha Tupinambarana, Maria do Carmo compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que aparece cumprimentando e abraçando pessoas de Parintins. Na publicação, a pré-candidata afirma: “A gente chegou em Parintins pra ver a festa, fazer a festa e mudar também.”
Ver essa foto no Instagram
A publicação reforça o início da agenda da professora no município durante o período do festival, que reúne milhares de visitantes de diversas partes do país.
Festival também movimenta o cenário político
Realizado entre os dias 26, 27 e 28 de junho, o Festival Folclórico de Parintins vai além do tradicional espetáculo protagonizado pelos bois Caprichoso e Garantido. Em ano de articulações para as eleições estaduais, a ilha se transforma em um dos principais pontos de encontro de lideranças políticas do Amazonas.
Além de Maria do Carmo, já estão em Parintins o pré-candidato ao Governo do Estado e senador Omar Aziz (PSD), o ex-governador do Amazonas e pré-candidato ao Senado Wilson Lima (União Brasil), o senador e pré-candidato à reeleição Eduardo Braga (MDB) e o governador Roberto Cidade (União Brasil).
A expectativa é de que outros pré-candidatos, parlamentares, prefeitos e representantes de diferentes partidos também participem da programação do festival ao longo dos três dias. Além da importância cultural e turística, o evento costuma servir de palco para encontros institucionais, articulações políticas e aproximação entre lideranças e a população do interior do estado.
Neste ano, o Festival de Parintins ocorre em um ambiente marcado pelas movimentações que antecedem a disputa eleitoral de 2026, ampliando a presença de agentes públicos e pré-candidatos na ilha durante um dos eventos mais tradicionais do calendário amazonense.


