Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (3), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) informou ter protocolado uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a falta de investimentos federais em infraestrutura viária no estado do Amazonas.
O parlamentar criticou a lentidão na recuperação da BR-319, essencial para integrar o estado ao restante do país, e afirmou que a ação busca garantir o cumprimento do princípio constitucional da igualdade entre as regiões brasileiras.
“Preceitos constitucionais dizem que todas as regiões são iguais, merecedoras do mesmo tratamento, mas nós não recebemos esse mesmo tratamento. Toda vez que eu falar na BR-319, lembre-se: eu carrego o sentimento de uma população que quer ver seu direito respeitado”, afirmou.
No mês passado, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o senador Eduardo Braga (MDB) afirmou que ainda é uma ‘luta constante’ para que a rodovia fique transitável por completo.
“Estamos em uma luta constante para que a BR-319 fique transitável e que possamos realizar o sonho de ter a BR-319 novamente asfaltada. Estamos há 25 anos brigando para voltar a ter o nosso direito de nos ligar ao Brasil e ao mundo”, completou.
A BR-319 tem 918 quilômetros de extensão e atravessa a Amazônia. As obras começaram em 1968, mas nunca foram concluídas e a rodovia foi fechada em 1988 devido ao abandono, falta de manutenção de trechos inaugurados e impasses.
*Com informações da Agência Senado
Leia mais: BR-319 completa 49 anos entre promessas e falta de definição sobre obras no Governo Lula